Polícia
Polícia Militar apreende armas de fogo e drogas durante Operação Boas Festas
Operação teve início no dia 7 de dezembro e segue até dia 2 de janeiro com policiamento ostensivo, preventivo e repressivo
Uma força tarefa da Polícia Militar do Tocantins (PM), durante a Operação Boas Festas, resultou na retirada de 10 armas de fogo de circulação, apreensão de dorgas e prisões Estado. A ação ocorreu nos dias 20, 21, 24 e 25 deste mês.
A Operação Boas festas, da PMTO, teve início no dia 7 de dezembro, e consiste no emprego dos meios e de efetivo necessários para desenvolvimento do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, em regime ordinário e extraordinário, procedendo à presença operacional em áreas comerciais de grande fluxo de pessoas em razão das comemorações de fim de ano, dando ênfase as festividades de Natal e Ano Novo.
Palmas
Nesta segunda-feira, 24, a Polícia Militar prendeu em flagrante, dois suspeitos logo após praticarem um assalto, na região Central de Palmas. Por volta das 8 horas, a PM foi acionada para atender uma ocorrência de roubo na quadra 103 Norte. A vítima repassou a descrição dos autores aos militares, que iniciaram as diligências. Algumas horas depois, a equipe de estágio do curso de Força Tática do 6º BPM localizou os dois autores, que são irmãos, na região Sul de Palmas, no setor Morada do Sol. A PM recuperou com os suspeitos, dois aparelhos de celular que foram levados para a Central de Flagrantes para que fossem efetuados os procedimentos cabíveis.
Ananás
Durante patrulhamento, os militares realizavam abordagens em locais estratégicos no Povoado São Raimundo dos Porcos, na Zona Rural de Ananás, nesta terça, 25, quando encontraram uma arma de fogo do tipo “bate-bucha”, enrolada em um saco de fibras na garupa da bicicleta de um homem. O autor disse que tinha adquirido a arma por R$ 100,00, e que utilizaria a mesma para caçar. Foi dada voz de prisão e ele foi levado junto com a arma até a Delegacia de Polícia de Tocantinópolis.
Monte do Carmo e Ipueiras
Em Monte do Carmo, um homem foi preso, na tarde da última quinta-feira, 20, após cometer um homicídio. Os militares receberam a solicitação para verificar uma briga, onde o autor tinha desferido um golpe de faca tipo peixeira na altura do peito esquerdo levando a vítima a óbito no local. Os policiais se deslocaram em patrulhamento com objetivo de localizar o autor que fugiu do local do crime, sendo encontrado no interior de um restaurante. O autor recebeu voz de prisão e foi conduzido a Central de Flagrante da cidade de Porto Nacional. Ainda na quinta-feira, a PM apreendeu, no Distrito São Francisco, em Ipueiras, uma espingarda calibre 36 e uma arma artesanal calibre 22, com cinco munições intactas. O suposto proprietário e as armas foram conduzidos até a Delegacia de Polícia. A PM chegou ao local, uma chácara, após receber denúncia de uma confusão envolvendo um casal. A mulher afirmou que, com medo do companheiro, havia jogado as armas em um matagal próximo, indicando o local aos militares.
Porto Nacional e Colinas do Tocantins
Na manhã de sexta-feira, 21, os policiais militares do 5º BPM realizavam patrulhamento rodoviário e se depararam com dois homens em atitude suspeita em uma motocicleta Honda Titan, preta. Ao avistarem, a viatura, eles pararam e entraram em um supermercado. Com a suspeita, os militares os abordaram e em poder de um dos indivíduos localizaram uma arma artesanal do tipo “bate bucha”. Em uma mochila havia dois frascos pequenos com chumbos de diversos diâmetro, além de um frasco com 26 balotes, um tubo de pólvora, um frasco de espoleta e uma faca. Os autores informaram que iriam para o Assentamento São Francisco (Ipueiras) e que a referida arma era para o vizinho.
A equipe de Força Tática da 3ª CIPM seguia em patrulhamento pelo setor Novo Planalto, em Colinas, quando depararam com dois indivíduos em atitude suspeita, que tentaram fugir. Abordados, os policiais militares localizaram um revólver calibre 32, com uma munição intacta, sendo suspeito e arma conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil.
Ainda em Colinas do Tocantins, um homem foi detido na manhã desta terça, 25, após arrombar a porta de uma residência para furtar objetos. Outro suspeito foi detido após ser identificado como receptador dos produtos furtados. O morador que acionou a PM disse que chegava a sua residência quando ouviu um barulho e correu para ver do que se tratava. Ele afirmou flagrou o criminoso pulando o muro com uma mochila nas costas e o puxou. O autor caiu e a vítima amarrou seus braços até a chegada dos policiais. O suspeito tinha arrombado a porta dos fundos da casa para furtar diversos objetos, dentre eles, produtos de limpeza, higiene e alimento.
Diante do fato, o autor e os objetos foram levados a Delegacia de Polícia. No momento em que a ocorrência era registrada, outra vítima chegou ao local e reconheceu o homem como sendo o autor de furto em sua residência. Os objetos da segunda vítima foram localizados na residência de um suspeito envolvido no crime de receptação. O mesmo também foi conduzido a delegacia para os procedimentos cabíveis.
Gurupi
Mais três homens foram detidos na manhã dessa sexta-feira, 21, por suspeita de tráfico de drogas. Policiais do 4º BPM localizaram com os três suspeitos, um homem de 36 anos e dois adolescentes, duas porções de cocaína, sete pedras de crack, 133 pinos para condicionar cocaína, duas armas de fogo, cinco munições, sendo uma intacta e as demais deflagradas. As apreensões aconteceram após a Polícia Militar receber a denúncia sobre um possível ponto de venda de drogas, no setor Campo Belo. No endereço informado os policiais fizeram a revista no interior da residência, onde conseguiram localizar os entorpecentes, os pinos, as munições e duas armas de fabricação artesanal, sendo uma calibre 22 e a outra calibre 38. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia juntamente com os materiais ilícitos paras as providências cabíveis.
Augustinópolis
Em Augustinópolis, devido a Operação Boas Festas, uma camionete foi abordada na Rodovia TO-201, saída de Augustinópolis, e, após buscas, os policiais localizaram um revólver calibre 38 e munições. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao motorista do veículo que foi conduzido à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências cabíveis. Os militares do 9º Batalhão também apreenderam na região de Araguatins, outra arma de fogo. Trata-se de uma espingarda de fabricação artesanal, localizada após receberem uma denúncia anônima que informava sua localização em um matagal.
Operação Boas Festas
A Operação Boas festas, da PMTO, teve início no dia 7 de dezembro e consiste no emprego dos meios e de efetivo necessários para desenvolvimento do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, em regime ordinário e extraordinário, procedendo à presença operacional em áreas comerciais de grande fluxo de pessoas em razão das comemorações de fim de ano, dando ênfase as festividades de Natal e Ano Novo (Réveillon).