Connect with us

Estado

Judiciário do Tocantins pode participar de pesquisa nacional da AMB sobre novas tecnologias até o próximo dia 28

Published

on

 

Texto: Ascom/TJ-TO

Magistrados e magistradas do Poder Judiciário do Tocantins poderão, até o próximo dia 28 de fevereiro, participar da pesquisa “O exercício da jurisdição e a utilização de novas tecnologias de informação e de comunicação”, que está sendo realizada pelo Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (CPJ/AMB), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Colégio Latino-americano de Estudos Mundiais da Flacso/Brasil. O levantamento é de âmbito nacional.

O link de acesso à pesquisa – https://forms.office.com/r/6YCf1r14Sp – traz o questionário com 40 questões de múltipla escolha, além de mensurar a visão da magistratura sobre a prestação jurisdicional no contexto da transformação digital e abordar temas como raça e gênero. O formulário pode ser respondido em 15 minutos, tem o objetivo de coletar percepções dos juízes e juízas sobre ferramentas de informação e comunicação empregadas pelos tribunais, com vistas a identificar eventuais vulnerabilidades e encontrar soluções adequadas.

Outros temas presentes nas perguntas são os desafios enfrentados por mulheres magistradas, magistrados idosos, magistrados com algum tipo de deficiência e magistrados de diferentes cores, etnias e raças – com campos em branco para a inclusão de alternativas não listadas.

Impacto da pandemia

De acordo com a organização do levantamento, as mudanças tecnológicas causadas pela pandemia da Covid-19 tiveram grande espaço na pesquisa, principalmente no que diz respeito aos processos eletrônicos e às plataformas digitais que estão sendo utilizadas no ambiente remoto/virtual. Há, ainda, indagações sobre o impacto da pandemia nos processos judiciais e a atuação dos tribunais nos processos de introdução às tecnologias. A coordenação científica do estudo conta com o amparo também da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Dúvidas também podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 2103-9016.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas