Cidades
Homenagem aos escritores e 55h de Cultura marcam programação de aniversário de Paraíso
A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, homenageou na noite de quinta-feira, dia 11, vinte e um escritores do município pela “contribuição à intelectualidade da nossa gente
A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, homenageou na noite de quinta-feira, dia 11, vinte e um escritores do município pela “contribuição à intelectualidade da nossa gente”.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, professora Lizete de Sousa Coelho, “já é praxe da administração municipal homenagear um grupo de pessoas, todos os anos durante as festividades de aniversário da cidade, em 2018 coube aos escritores receberem esta homenagem pela inspiração e pela essência do saber que a leitura promove”.
O prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, acompanhou toda a programação e enfatizou a necessidade de resgatar o hábito da leitura. “Eu sou grande apreciador da cultura e literatura. É triste ver que os jovens preferem ficar ao celular, em redes sociais, a pegarem um livro para ler. Quanto a nós, gestores desta cidade, homenageamos esses notórios escritores pela construção significativa da nossa história através da literatura”.
Nilton Franco, deputado estadual reeleito, também é escritor e ocupa a cadeira número 16 da Academia de Letras de Paraíso. Depois de receber a placa de reconhecimento público, agradeceu a oportunidade de fazer parte da ALP. Também declarou sentir-se honrado por Paraíso ser uma cidade onde se concentra grande quantidade de escritores proporcional ao número de habitantes.
Para o presidente da ALP, Toni Ferreira, a noite foi de agradecimentos e informou que a Academia completa cinco anos em 2018. “A gestão do prefeito Moisés Avelino, através da Secretaria de Educação, na pessoa da professora Lizete Coelho, tem valorizado o nobre trabalho dos homens e mulheres que estão contribuindo com o desenvolvimento local por meio da escrita”.
Receberam a Placa de Reonhecimento Público 21 escritores, sendo que 18 deles ocupam cadeiras na Academia de Letras de Paraíso. São eles:
- Dourival Santiago
- Toni Ferreira
- César Lustosa
- Rosely Camargo
- Assis Vanderley
- Galba de Castro Pires
- João de Castro Neto
- Genival Nicolau
- Esmeraldo Batista Luz
- Marciano Pereira de Barros
- Ana Vovó
- Ademir Barbosa Rêgo
- Valdeni Martins Brito
- Miguel Rosa
- João Inácio Neiva
- Nilton Franco
- Tayse Virgulino
- José Cavalcante
O professor e escritor Alcides Nascimento Marinho também foi homenageado. Por fim a SEMEC fez homenagem póstuma aos escritores Dudu Bileu e Zeca Moraes.
Abertura Oficial 55 Horas de Cultura
Durante a noite de quinta-feira, dia 11, também se deu a abertura oficial de programação inédita em Paraíso. Coordenada pela diretoria de Cultura o evento denominado 55 Horas de Cultura acontece até o proximo sábado, dia 13.
Na programação estão previstos shows, apresentações culturais, palestras, mostras de poesia, exposição de artesanato, comercialização de comidas típicas, oficinas de dança e capoeira e duas edições especiais da Sexta Cultural, uma para as crianças, que começa hoje, dia 12, às 17 horas e outra em homenagem aos Sanfoneiros com grande show de Antista do Acordeon que e iniciará às 20 horas.
Nora Maciel, diretora de Cultura, afirmou que a “programação foi pensada com carinho para atender toda a família, jovens adultos e crianças”. Ela reforçou o convite e pediu que a população prestigie a ação alusiva aos festejos em comemoração pelos 55 anos de emancipação política de Paraíso do Tocantins.