Cidades
Escolas da Diretoria Regional de Educação de Miracema recebem computadores de mesa
Equipamentos serão utilizados pelo setor administrativo de 59 escolas de seis municípios que fazem parte da DRE
Com o objetivo de modernizar os trabalhos administrativos nas unidades escolares, bem como impactar a qualidade do ensino ofertado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou nesta sexta-feira, 27, computadores de mesa para as unidades escolares pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema.
Seis municípios e 59 escolas, incluindo as extensões e 1 polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), serão beneficiados com 190 computadores direcionados para as áreas administrativas. Estiveram presentes durante a entrega, os diretores das unidades escolares pertencentes à DRE de Miracema e os técnicos servidores da sede.
O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professor Edinho Fernandes, destacou a importância e o impacto da ação nas escolas. “É uma entrega que visa auxiliar na melhoria da qualidade da aprendizagem e no aumento dos índices de avaliação, tanto interna quanto externa. Tivemos um ano de muito investimento, conseguimos atualizar os passivos com os servidores. Este ano, começam as entregas dos notebooks para os professores e dos chromebooks para os estudantes”, destacou.
Para a diretora Regional de Educação, Elvina Gomes de Souza, o trabalho será realizado com mais agilidade, uma vez que a tecnologia contribui para o desenvolvimento das ações como um todo nas unidades escolares. “Esses equipamentos vão contribuir para a otimização do trabalho burocrático e, assim, impactar diretamente no desenvolvimento das ações pedagógicas, haja vista que todas as ações para o alcance da qualidade da aprendizagem são interligadas”, ponderou.
O diretor do Colégio Militar Santa Terezinha, Unidade XIII, de Miracema, sargento João Duarte da Silva, destacou a importância dos equipamentos. “Vão proporcionar melhor andamento nas atividades de cada departamento, pois com mais apoio tecnológico no trabalho, o servidor desempenha melhor também sua função”, ressaltou.
Quem também elogiou a ação foi o diretor Armando Sõpre Xerente, do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix), localizado no município de Tocantínia. “Estamos em um mundo digital, então é um privilégio a escola receber esses computadores para agilizar no desenvolvimento das atividades burocráticas. É um anseio dos nossos alunos e isso vai contribuir para melhorar a vida pessoal e profissional dos nossos estudantes”, pontuou.
Modernização da Educação
A modernização da educação começou com a entrega de computadores para a sede da Seduc e seus anexos, para as sedes das 13 Diretorias Regionais de Educação do Estado e, agora, está contemplando todas as unidades escolares. Nesse momento, os computadores estão sendo entregues para as unidades de ensino.
O próximo passo contemplará os professores e os estudantes da rede, que irão receber um computador pessoal (notebook). Para este, o planejamento da Seduc está voltado para o avanço na aprendizagem dos estudantes, assim como para a recomposição das lacunas provocadas pela pandemia da covid-19. Para isso, estão sendo ampliadas as ações do Programa de Recomposição das Aprendizagens, com aquisição de materiais pedagógicos do Busca Ativa, um trabalho voltado para as habilidades socioemocionais, assim como para a melhoria dos espaços de aprendizagem.