Cidades
Dunas do Jalapão tem aumento de 30% no número de visitas no período de carnaval
Cerca de 1.380 visitantes estiveram nas dunas entre os dias 18 e 21 de fevereiro, período das festividades de carnaval
Gerenciado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), as dunas, um dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), receberam 1.380 visitantes entre os dias 18 e 21, período das festividades de carnaval. Em relação ao mesmo período do ano passado, em que houve proibição da realização das festas carnavalescas, o crescimento foi de cerca de 30%.
Por causa da alta demanda, equipes do PEJ e também da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, intensificaram as atividades de controle da capacidade de carga e monitoramento do atrativo, para recepção e orientação aos visitantes sobre os procedimentos que devem ser adotados dentro da Unidade de Conservação (UC).
As visitas ao atrativo precisam contar com a presença de um guia/condutor ambiental devidamente autorizado pelo Naturatins. O visitante não pode fazer uso de fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros e alimentação; não utilizar aparelhos musicais e sonoros, nas dunas e no estacionamento; não entrar com animais domésticos (exceção para cães-guia); e não realizar qualquer tipo de coleta: fauna, flora, rochas ou outros recursos.
Além das equipes da UC, participaram do trabalho conjunto fiscais do órgão ambiental e ainda militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da Companhia de Policiamento de Turismo (Cptur). “Temos uma equipe experiente e capacitada para atuar nestes períodos e contamos com o grande apoio da fiscalização, além da Cptur e BPMA. Foi um trabalho bem planejado e harmonioso, garantindo a proteção ambiental da unidade. Tivemos um bom número de visitantes, importante também destacar a atuação dos guias credenciados”, elencou o supervisor do PEJ, Alessandro Machado.
Conforme Portaria n° 20/2020, o horário de acesso da portaria das Dunas é das 7 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A permanência é permitida até as 12 horas, no período da manhã, e até o pôr do sol, no período da tarde.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate