Cidades
Drive-thru promovido pela FMA coletou eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo na Capital
Drive-thru promovido pela FMA coletou eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo na Capital
Para incentivar os moradores da Capital a descartar corretamente materiais eletrônicos que com o passar do tempo ficam obsoletos a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), promoveu no sábado, 21, na Avenida NS-4, Parque Cesamar mais um drive-thru de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.
Durante a ação estavam sendo recebidos: celulares, fones de ouvido, geladeiras, TVs e outros eletrodomésticos que não devem ser dispensados em aterros sanitários, pois esses tipos de produtos contém substâncias tóxicas que contaminam o solo, a água e o ar, além de desencadear sérios problemas a saúde humana.
A enfermeira e moradora de Palmas Adélia Nascimento Conceição, aproveitou a oportunidade para dar uma destinação correta aos eletrônicos com defeito que tinha em casa. “Esse tipo de ação é importante demais eu estava doida e esperando uma oportunidade para descartar alguns produtos que eu tinha. Dessa forma que está sendo feita podemos contribuir com a conservação do meio ambiente, já que esses lixos serão destinados a um local correto”, destacou.
De acordo com a diretora de Gestão Ambiental da FMA, Paula Raquel Barreto, conscientizar e educar as pessoas sobre a importância do descarte adequado de eletrônicos é parte fundamental do trabalho que estamos realizando. “Essas ações servem para as pessoas aprenderem que esse material não deve ir para o lixo comum, ele não deve ir para o aterro sanitário porque além dos produtos conterem material poluidor eles também diminuem a vida útil do aterro causando impacto ambiental e também deixa de gerar renda, porque muitos componentes podem ser reaproveitados e reciclados”, informou.
Para a presidente da Fundação do Meio Ambiente (FMA) , Meire Carreira, a Politica Nacional de Resíduos Solidos estabelece competências distintas aos entes e se tratando desses materiais, não é responsabilidade do poder público a destinação final, mas sim a gestão para efetivação dessa politica, através de várias frentes, e uma que considero importante é o que estamos realizando hoje, ou seja, a mobilização em parceria com a Abree, para trabalharmos juntos a conscientização e a mudança de postura das pessoas.
Descarte dos materiais coletados
Os materiais coletados serão encaminhados para uma empresa especializada em manufatura reversa que vai recuperar os materiais e componentes que podem ser reutilizados na fabricação de novos produtos incentivando assim a economia circular.