Cidades
Divulgado o edital de seleção de professores indígenas para elaboração de materiais didáticosg
Serão disponibilizadas 48 bolsas, divididas igualmente entre as oito etnias do estado; inscrições estão abertas e seguem até 3 de abril

– O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou nesta quinta-feira, 27, o edital de seleção simplificada de professores/autores indígenas, voltado para a elaboração de materiais didáticos que serão destinados à educação escolar indígena da rede estadual. As inscrições seguem até o dia 3 de abril.
O processo seletivo está vinculado ao Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e promove o pagamento de bolsas para escritores indígenas que irão produzir um material didático específico na língua materna de cada etnia, sendo elas: Apinajé, Awa-Canoeiro, Javaé, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô-Kanela e Xerente.
Serão realizados três volumes de livros didáticos por povo, sendo o primeiro para o ensino fundamental – anos iniciais; o segundo para ensino fundamental – anos finais; e o terceiro para o ensino médio, a partir de culturas, tradições e línguas indígenas.
Para se inscrever, é necessário ser professor indígena, com formação ou experiência comprovada em áreas pedagógicas nas escolas indígenas, além de ter a capacidade de elaborar materiais didáticos para uso nas escolas e materiais pedagógicos para uso dos professores indígenas.
Os interessados devem enviar um e-mail para: [email protected], com a seguinte documentação: RG, CPF, ficha de inscrição, ficha de auto pontuação, comprovante de escolaridade, currículo atualizado, comprovante de residência, declaração de pertencimento étnico à comunidade indígena, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas; comprovante de experiência profissional pedagógica (contracheque, declaração da escola e afins).
Serão disponibilizadas 48 bolsas, divididas igualmente entre as oito etnias indígenas do estado do Tocantins. Serão pagas dez bolsas por escritor, conforme a entrega dos textos solicitados durante o ano de 2025.
Cronograma
Inscrições – de 27 de março a 3 de abril;
Homologações – 4 de abril;
Período de análise curricular e entrevistas – de 7 a 9 de abril;
Resultado parcial – 10 de abril;
Período para interposição de recursos do resultado parcial – 11 de abril;
Resultado final do processo seletivo – 15 de abril.
Edição: Victória Milhomem
Revisão Textual: Marynne Juliate