Cidades
Conselho Federal de Administração apresenta plataforma de diagnóstico de saneamento à Prefeitura de Palmas
Ferramenta vai permitir acompanhar 70 indicadores ligados ao saneamento na Capital
Nesta terça-feira, 16, será apresentado à equipe da gestão municipal o Diagnóstico do Saneamento Básico de Palmas realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), por meio do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae). A reunião acontece às 14 horas, no Auditório do Resolve Palmas, na Av. Juscelino Kubitscheck, que fica no centro de Palmas,
De acordo com o secretário-executivo de Finanças, Rogério Ramos, o sistema já está disponível para os gestores municipais e vai facilitar o acompanhamento dos serviços prestados na área de saneamento. “Com esse diagnóstico a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas terá mais elementos na hora de discutir a qualidade dos serviços prestados pela empresa que atua na área de saneamento em Palmas”.
O CFA-Gesae permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. O diagnóstico possui dez áreas-chave e 70 indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores como consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento total de água; índice de coleta de esgoto e índice de tratamento de esgoto.
A consultoria gratuita oferecida pela autarquia fará a avaliação do sistema de saneamento da Capital, além de capacitar técnicos do Município encarregados das atividades inerentes à gestão de serviços municipais de saneamento. A expectativa é de que o relatório final do CFA-Gesae ajude na avaliação e gestão de perdas, da tarifa e até de novos investimentos.
A Prefeitura que desejar acessar a ferramenta precisa ter um funcionário que seja profissional de administração registrado no CRA e habilitado pela Universidade Corporativa do Administrador. Ele receberá um login e senha para entrar no sistema Gesae, que deve ser solicitado junto a autarquia.
Os dados do CFA-Gesae são coletados com base nas informações passadas pelo Sistema nacional de Informação sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS/MC). A última atualização dessas informações foi feita em 2016.