Cidades
Cidadania e Justiça abre inscrições para o Curso de Escolta Armada de Alto Risco e Hospitalar para policiais penais
Objetivo é capacitar os policiais penais para prever, evitar e lidar com situações de risco referentes à escolta de custodiados
Por Tainara Saraiva/Governo do Tocantins
Para aperfeiçoar os trabalhos executados pelos policiais penais da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Escola Superior de Gestão Penitenciária (Esgepen) está com inscrições abertas para as 30 vagas da primeira turma do Curso de Escolta Armada de Alto Risco e Hospitalar, com início previsto para o dia 23 de maio, em Palmas. As inscrições foram abertas nessa segunda-feira, 16.
Essa primeira turma abrangerá as Regiões Operacionais IV e V para policiais penais das unidades penais de Barrolândia, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Miracema, Palmas e Porto Nacional. O curso tem uma carga horária de 60 horas e disponibilizará um total de 150 vagas distribuídas em cinco turmas de 30 alunos para todo o Estado. As vagas serão distribuídas, prioritariamente, aos policiais que já atuam em escoltas ou grupos de escolta nas unidades penais de cada região operacional do Tocantins.
Segundo o chefe da Esgepen, Rodrigo Araújo, o curso busca aprimorar o trabalho dos policiais penais. “O Curso visa um preparo da equipe e fará abordagens bastante específicas, ampliando a ação de segurança tanto dos servidores quanto dos custodiados que serão escoltados. Além disso, dividimos o curso em 5 turmas para abranger mais regiões do Estado e evitar transtornos aos servidores com deslocamentos”, destaca.
Sobre o curso
O treinamento tem como objetivo capacitar os policiais penais para prever, evitar e lidar com situações de risco referentes à escolta de custodiados. As inscrições serão liberadas de acordo com a turma, conforme consta no cronograma:
Turma I – Palmas – para policiais penais das Regiões Operacionais IV e V, que contemplam as unidades penais de Barrolândia, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Miracema, Palmas e Porto Nacional, período de inscrições ocorrerá dia 16, para vagas prioritárias; e dia 17, para vagas remanescentes.
Turma II – Araguaína – para policiais penais da Região Operacional II, que contempla as unidades penais de Ananás e Araguaína, o período de inscrição será no dia 6 de junho, para vagas prioritárias; e dia 8 de junho, para vagas remanescentes.
Turma III – Araguatins – para policiais penais da Região Operacional I, que contempla as unidades penais de Augustinópolis, Araguatins e Tocantinópolis, o período de inscrições será no dia 20 de junho, para vagas prioritárias; e 22 de junho, para vagas remanescentes.
Turma IV – Gurupi – para policiais penais da Região Operacional VI, que contempla as unidades penais de Formoso do Araguaia, Gurupi, Cariri, Talismã, o período de inscrição será no dia 7 de novembro, para vagas prioritárias; e 9 de novembro para vagas remanescentes.
Turma V – Palmas – para policiais penais das Regiões Operacionais IV e V, que contemplam as unidades penais de Barrolândia, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Miracema, Palmas e Porto Nacional, o período de inscrição ocorrerá no dia 21 de junho, para vagas prioritárias; e 23 de novembro para vagas remanescentes.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate