Cidades
Aulão de dança na Praia da Graciosa marca Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa
Ação reune idosos dos Cras Karajá I e Krahô
Aulão de dança na Praia da Graciosa marcou 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em Palmas. O evento faz parte da Semana de Conscientização ao Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa e é realizado pela 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV) e pela Escola Superior de Polícia em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Os idosos atendidos nos Cras Krahô e Karajá I mostraram que são ‘pés de valsa’ e aproveitaram o belo fim de tarde à beira do lago. “Estou muito feliz por estar aqui, conhecer os idosos da região do Aureny III e me divertir com eles neste evento tão maravilhoso” contou a aposentada e estudante de Gerontologia, Eli Maciel, de 69 anos.
Ela também falou da importância do dia 15 de junho. “Essa data é para lembrar as pessoas que o idoso tem muito valor, deve ser tratado com amor e carinho, nunca, jamais sofrer violência, seja ela de qualquer tipo”, pontuou Eli.
O delegado, Ricardo Real, da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV – Palmas), contou que durante essa semana se reuniu com idosos em vários espaços, como escolas e instituições públicas e privadas. “Estamos levando informações sobre o combate e prevenção à violência contra a pessoa idosa, informando os canais de denúncia e reforçando para a sociedade que os idosos merecem viver em um ambiente pacífico, de respeito e dignidade”.
O aposentado, Leomar Brigagão que faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) também esteve presente no evento e defendeu ações de prevenção e de conscientização, pois segundo ele “todos os idosos são cidadãos que contribuíram para a construção da sociedade; eles doaram sua juventude, sua força de trabalho e merecem respeito, merecem descansar, curtir a família e ter seus direitos respeitados”.
Atendimento
Nos Cras de Palmas os idosos são recebidos por uma equipe multidisciplinar que os acolhe e realiza atendimentos e encaminhamentos para a rede socioassistencial, serviços das demais políticas públicas e/ou pelo sistema de garantias de direitos de acordo com a demanda apresentada. Nos Cras, o idoso também pode fazer a sua inscrição/atualização no Cadastro Único do Governo Federal.
Todas as unidades contam com grupos de idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e também no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). “Estes grupos e atendimentos são muito importantes na prevenção de situações de violência e também no acolhimento dos idosos; as equipes atuam sempre com vistas a fortalecer a função protetiva da família” destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar.
Denuncie situações de violência contra a pessoa idosa por meio dos canais abaixo
- Disque 100
- 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV – Palmas) pelo telefone (63) 3218-6891 ou enviando e-mail para: [email protected]
- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) – 63 9237-5215 ou enviando email para: [email protected]