Connect with us

Cidades

Atividades da Semana Estadual da Luta Antimanicomial iniciam nesta segunda-feira, 16

Programação ocorrerá em 21 Centros de Atenção Psicossocial do Estado do Tocantins

Published

on

Data que representa não só a luta dos assistidos, mas também dos profissionais de Saúde que trabalham com pessoas em sofrimento mental - Foto: SES/Governo do Tocantins


Por Fernanda Veloso/Governo do Tocantins

A fim de ressaltar a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e para assegurar um tratamento digno e em liberdade, focado na reinserção social, o Tocantins realiza a Semana Estadual da Luta Antimanicomial. A programação foi iniciada nesta segunda-feira, 16, com a apresentação do status da elaboração do Plano de Enfrentamento à Violência Autoprovocada do Estado do Tocantins com Ênfase na Atenção Integral à Saúde (Plano EVA) aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

De acordo com o gerente da Rede de Atenção Psicossocial da SES-TO, Matheus Eije Glória, a programação ocorrerá em todo o Tocantins. “Ao todo, são 21 Caps [Centros de Atenção Psicossocial] do Estado que estão mobilizados nesta semana, com atividades nas mais diversas regiões”, informou.

Dia 18 maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Para Matheus Eije Glória, essa é uma data que representa não só a luta dos assistidos, mas também dos profissionais de Saúde que trabalham com pessoas em sofrimento mental. “A semana do dia 18 de Maio é uma data que representa a luta diária dos profissionais, usuários e familiares para vencer a exclusão, o sofrimento e proporcionar um cuidado em liberdade. Afinal de contas, a liberdade é o melhor cuidado”.

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seus lugares de cidadãos.

Programação

No dia 18 de maio, em Porto Nacional, será realizada uma programação especial na orla do Lago, com apresentações artísticas sobre a temática; exposições e vendas de produtos produzidos pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); oficinas de artes com reciclagem; dentre outros.

Outro destaque fica por conta de Gurupi, em que a Universidade de Gurupi (UnirG) realizará durante toda a semana ciclos de debates com convidados especiais, dentro da temática: Desafios, Perspectivas e Conscientização da Luta Antimanicomial. No dia 19 de maio, será apresentado o panorama da saúde mental no Tocantins.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas