Cidades
Associação Portuguesa de Educação nas Prisões concede menção honrosa à DPE-TO pelo projeto Livrarte
Em reconhecimento à relevância do projeto “Livrarte: Poesia como Forma de Livre Pensar”, a Associação Portuguesa de Educação nas Prisões (APEnP) concedeu menção honrosa à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) pela iniciativa. Por meio do Projeto, foram realizadas oficinas de poesia com adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas e do Centro de Internação Provisória (Ceip) masculino da Capital e de Gurupi.
A produção literária a partir das oficinas está publicada em um ebook lançado em 18 de novembro deste ano (clique aqui para acessar e fazer download gratuito). As poesias, ora em verso, ora em prosa, têm em comum a visão dos adolescentes sobre temas que tanto os impactam, como “liberdade”, “família” e outras abordagens que, por meio do Projeto, despertaram senso artístico e oportunidade de manifestação de sentimentos por meio da escrita literária.
Idealizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), o “Livrarte” foi realizado em 2022 conjuntamente com o Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca). A iniciativa de caráter multidisciplinar contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
Para a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro, o reconhecimento concedido pela Associação Portuguesa fortalece a Defensoria Pública do Estado do Tocantins como uma instituição que atua de forma qualificada também na educação em direitos e na promoção de cidadania, demonstrando a importância de projetos transformadores e de iniciativas multisetoriais e multidisciplinares.
Menção honrosa
O reconhecimento à DPE-TO foi concedido pela Associação Portuguesa de Educação nas Prisões nesta segunda-feira, 26. O Projeto foi inscrito no concurso “Dia Internacional da Educação nas Prisões 2022”, realizado pela Associação.
A APEnP foi criada em 2018 como associação sem fins lucrativos, sendo membro filiada da Associação Europeia de Educação Prisional. Entre os objetivos da Associação Portuguesa está a promoção, defesa e desenvolvimento da educação no contexto prisional.
///
Ebook “Livrarte: Poesia como Forma de Livre Pensar” – ficha técnica
– Organizadoras: Téssia Gomes Carneiro e Larissa Pultrini P. de Oliveira Braga
– Instrutora e instrutor das Oficinas de Poesias: Elizete Sales Sodré e Marcelo Werneck de Souza Saraiva
– Autoras e autores: Anderson Cleyton da Silva Menezes, Eliana Yunes, Marcelo Werneck de Souza Saraiva, Marcus Mesquita, Selso Tavares, Valéria Medeiros e Téssia Gomes Carneiro.
– Adolescentes premiados no Concurso de Poesia: M.M.N.; A.V.M.M.; C.D.R.S.; C.B.S.; L.O.T.J.; P.S.M.S.; E.C.F.; C.H.S.; K.D.D.S.; T.V.O.J.; G.S.R.; G.A.S.; G.R.C.; T.F.S.
– Fotografias e edição: Loise Maria
– Prefácio: Dra. Valéria Medeiros
– Posfácio: Dra. Téssia Gomes Carneiro
– Projeto gráfico e diagramação: Vinícius de Sá
– Fotografias e Edição: Loise Maria e Silva
– Normalização do e-book e revisão de prova: Marcelo Werneck de Souza Saraiva
– Revisão linguística e revisão de prova: Silvana Lovera Silva
– Download gratuito disponível em: https://static.defensoria.to.def.br/postify-media/uploads/post/file/55385/E-book__Livrarte.pdf
– Contato da Escola Superior da Defensoria Pública do Tocantins: [email protected]