Brasil
Fapt realiza visitas técnicas a empresas amparadas pelo Programa Centelha 2
Durante o período da atividade, a ser realizada até janeiro de 2025, serão visitadas as instalações das 26 empresas contempladas no Centelha
A equipe técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), responsável pelo Programa Centelha 2 – edital nº 001/2022, vem realizando o cronograma de visitas técnicas aos empreendimentos inovadores apoiados pela instituição por meio do Programa. Nesta segunda-feira, 04/11, as visitas ocorreram em Gurupi, sul do Estado, e três empreendimentos foram visitados: H2 Fuel Brazil, Hortcity e Regenera Carbon.
Durante o período da atividade, a ser realizada até janeiro de 2025, serão visitadas as instalações das 26 empresas contempladas no Centelha. A realização de visitas técnicas às empresas faz parte de uma etapa de acompanhamento prevista na metodologia do Programa Centelha, que consiste na verificação das atividades realizadas pelos empreendedores, além de acompanhar a evolução das empresas.
As visitas têm por objetivo acompanhar a evolução das empresas contratadas pelo programa. “Esta é uma oportunidade para nós enquanto fundação de fomento acompanhar os empreendimentos desenvolvidos sob amparo da Fapt. Nesta etapa a nossa equipe do Programa Centelha realiza uma série de perguntas acerca da maturidade do empreendimento, como forma de acompanhar e verificar o andamento dos projetos, avaliar o desenvolvimento”, explica a coordenadora do Programa Centelha na Fapt, Adriana Arruda.
Projetos
Inicialmente a ação de acompanhamento prevê a visita aos mais de 26 projetos que estão em fase de desenvolvimento.
Nesta etapa de visita na região sul do Estado foram visitadas as empresas H² Fuel Brazil, desenvolve eletrolisadores para produção de hidrogênio verde a partir de energia solar.A startup selecionada no Centelha II tem como plano de negócio desenvolver eletrolisadores alcalinos para produção de hidrogênio; Hortcity, oferece projetos de horta sustentáveis para residências e empresas, em formato horizontal ou vertical. O contato é por meio de uma plataforma digital em que a pessoa poderá simular o projeto e avaliar as possibilidades; Regenera Carbon é uma startup tem como foco atuar no mercado voluntário de crédito de carbono, desenvolvendo projetos florestais. E visa comercializar créditos de carbono no mercado voluntário, promovendo sustentabilidade.
Dentre os projetos visitados nas etapas anteriores estão as Derivax (uma Infratech especializada em tokenização de ativos), a Nature Levain, (uma empresa que realiza a produção de pães de fermentação natural) na cidade de Araguaína. Em Palmas foram visitadas a Peplab Soluções (pesquisa focada em peptídeos para diagnóstico e tratamento de doenças como Brucelose e Leishmaniose), a Curiango Brew (cervejaria artesanal com leveduras autóctones do Cerrado e Amazônia, utilizando frutas regionais) e empresa INTELLECT AGROTECH que desenvolve software e tecnologias disruptivas para o agronegócio.A empresa foi validada com o projeto AgroSmart View que é uma plataforma de software que permite a integração do maior número possível de dados relacionados ao agronegócio.
Sobre o Centelha 2
O Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fapt.
Além da disponibilização de recursos financeiros, o Programa Centelha tem como propósito conceder capacitações e diferentes tipos de suporte aos projetos selecionados, com a finalidade de impulsionar a transformação de ideias inovadoras em negócios.