Polícia
Tecnologia para informatizar registros operacionais da PMTO é apresentada à Defensoria
Foi apresentado à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), nesta quarta-feira, 19, o sistema de comunicação integrada que a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) planeja implantar em 2019. Chamado de “Tecnologia Embarcada”, o sistema vai informatizar toda a atividade operacional da Polícia, o que, conforme a PMTO, vai modernizar a rotina de atividade e, sobretudo, trazer mais agilidade nos atendimentos.
O Sistema foi apresentado ao defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, pelo comandante geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, e pelo chefe da Assessoria de Informática e Telecomunicações da Polícia Militar do Tocantins, major Moisés Mecena. A reunião foi realizada na sede da DPE-TO, em Palmas.
Conforme a apresentação sobre o “Tecnologia Embarcada”, os policiais militares vão utilizar tablets e outros equipamentos eletrônicos para o registro de ocorrências, o que hoje é feito de forma manual. Essas ocorrências estarão disponíveis, online e em tempo real, no sistema “Tecnologia Embarcada”, que vai disponibilizar, ainda, outros sete formulários que fazem parte da rotina operacional diária dos policiais e que, atualmente, também são preenchidos de forma remota.
A junção de todas essas informações vai gerar, conforme a PMTO, agilidade tanto no atendimento ao cidadão quanto ainda mais precisão na geração de dados. Com o Sistema será possível, por exemplo, o encaminhamento de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) diretamente ao Juizado.
Ainda conforme a apresentação feita pela Polícia Militar, o Sistema também vai identificar, de forma online, as viaturas que estão mais próximas de chamados realizados, otimizando as ações do policiamento ostensivo.
O Sistema já foi apresentado ao Governador e a outras instituições e está em fase de captação de recursos para a implantação.