Cidades
Férias: Semus informa população sobre benefícios da prática de exercícios ao ar livre
O período de férias já começou e nada melhor que aproveitar o tempo livre para fazer atividades físicas e cuidar da saúde. Seja andar de bicicleta, correr ou uma simples caminhada, são práticas que podem contribuir para o bom funcionamento do corpo e da mente.
O educador físico Vitor Hugo Huaccho destaca alguns dos benefícios de fazer exercícios ao ar livre, como aumento da vitamina D, que além de fortalecer os ossos, está relacionada ao fortalecimento do sistema imunológico; melhora do humor, pois estar em meio a natureza pode ajudar a reduzir o estresse e aliviar a ansiedade; estimular os sentidos, como a visão, audição, olfato e tato, contribuindo para experiências sensoriais.
O profissional também orienta sobre alguns cuidados que devem ser tomados antes de iniciar essas atividades, como verificar as condições climáticas, para estar preparado e vestido adequadamente, usar protetor solar, chapéus para proteger a pele, além de óculos para proteção dos olhos dos raios UV.
Ele ressalta a importância de se hidratar, beber bastante água e conhecer os seus limites, iniciando com atividades adequadas ao seu condicionamento físico e aumentando gradualmente a intensidade. E caso for para um local mais afastado, levar kit de primeiros socorros.
Locais e equipamentos municipais
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) destaca que o Município disponibiliza para a população alguns locais que podem ser frequentados para a prática de atividades físicas. O Parque Cesamar, por exemplo, é um dos mais conhecidos da cidade e conta com espaços para treinos, como academias ao ar livre, além de uma pista para caminhada ou corrida de 3 km ao redor do lago.
A Praça dos Girassóis, localizada no centro da cidade e umas das maiores da América Latina, também é bastante frequentada pelos palmenses, além de seus atrativos turísticos e monumentos históricos, no local contém uma pista para caminhada ou corrida de 3.300 metros de extensão e uma praça de alimentação.
O Parque dos Povos Indígenas também é uma alternativa, nele a população pode aproveitar a academia ao ar livre, uma pista para caminhada e corrida de 2.400 metros, quadra de areia para vôlei, além de pista de skate para quem curte o esporte.
Além dos parques e praças municipais, a população também pode fazer exercícios na orla da Praia da Graciosa, que possui academia ao ar livre e pista para corridas ou caminhadas. Os frequentadores podem se manter saudáveis e apreciar a vista incrível do pôr do sol.
Texto: Annady Martins Borges – estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus Palmas
Edição: Secom