Cidades
Agentes comunitários de saúde recebem orientações sobre anemia falciforme
Agentes de saúde são esclarecidos sobre importância do teste do pezinho para identificar doença
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, celebrado nesta segunda-feira, 19, os agentes comunitários de saúde receberam orientações sobre a anemia falciforme, que é hereditária e pode ser descoberta no teste do pezinho. A ação foi uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) com a Associação dos Falcêmicos do Tocantins (Afeto) que visa promover educação em saúde e sensibilizar os profissionais da área para desafios vivenciados pelos pacientes, familiares e cuidadores.
A agente comunitária de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) da Arne 53 (406 Norte), Carmelize Lira Bezerra, comenta que a atualização dos profissionais de saúde deve ser constante e reforça que isso garante qualidade no funcionamento da rede municipal. “Entender melhor as dificuldades dessa doença e conhecer os sintomas são importantes para identificar reclamações da comunidade durante as visitas, assim eu posso cobrar e reforçar a necessidade de ir à unidade.” Ela pontua ainda que terá atenção redobrada às grávidas para frisar sobre a indispensabilidade dos recém nascidos realizarem o teste do pezinho.
A vice-presidente da Afeto, Velma de Souza Santos Inácio, conta que pretende ainda realizar rodas de conversa para orientações sobre o fluxo de encaminhamento para tratamento dos falcêmicos a outros profissionais da linha de frente como enfermeiros, técnicos e equipe médica das unidades de saúde. “Após receber o resultado do teste do pezinho, a unidade é a responsável por fazer o encaminhamento inicial do tratamento da doença no Hemocentro”, explica.
Texto: redação Semus/Palmas
Edição: Secom Palmas