Cidades
II Seminário de Turismo é realizado em Porto Nacional pela prefeitura municipal e o Sebrae
O evento faz parte do cronograma de ações do projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional
Com vistas a fomentar e promover o turismo em Porto Nacional, a prefeitura municipal e o Sebrae realizaram na última quarta-feira, 30, o II Seminário do Turismo de Porto Nacional. O evento que foi realizado no auditório do Instituto Federal do Tocantins – IFTO, é mais uma ação do projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional. Desde o início de 2021, a secretaria municipal da Cultura e do Turismo segue investindo e trabalhando diuturnamente a fim de garantir que o turismo local seja fortalecido e incluído na rota do turismo brasileiro, para isso, já foram investidos quase R$ 1 milhão em cursos, oficinas, pesquisas, promoção de roteiros turísticos, além de eventos como Feira Gastronômica, Semana da Cultura, dentre outros.
Além das autoridades políticas, o II Seminário de Turismo contou com a presença de artistas locais como a dupla portuense, Saulo e Raquel, Artesanato, talk show e uma apresentação dos alunos do 5 ano da Escola Municipal Geberosa Pinto, por meio do projeto Turismo na Escola, foi realizado.
De acordo com o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, a o Poder Executivo é a peça fundamental nesse processo de preparação, capacitação e promoção. “Porto Nacional tem um grande potencial no turismo. Para isso, a preparação dos nossos comerciantes, micro empreendedores e da comunidade em geral por meio de eventos como esse é fundamental para que Porto Nacional seja incluída na rota do turismo. O poder público é a peça fundamental nesse processo de preparação e capacitação, a prefeitura de Porto Nacional seguirá fazendo investimentos para que as pessoas conheçam os nossos atrativos. Não tenho dúvidas de que isso trará geração de emprego e renda para a nossa população portuense”, pontuou Ronivon.
Para a gerente da regional Portal do Jalapão, Millena Lima, é necessário gerar a oportunidade de negócio. “Aqui é a Capital da Cultura e precisamos resgatar todo esse processo e não só a cultura, a questão da religiosidade, turismo de aventura, turismo de experiência e várias outras atividades com formatação de produtos para que possamos gerar a oportunidade de negócio”, disse.
Além de empreendedores e secretários municipais, também estiveram presentes no evento, o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Windlin; Coordenadora do Turismo, Ângela Dantas; Membros da Associação dos Artesãos de Porto Nacional; Coordenadora Estadual de Artesanato do Sebrae -TO, Celina Soares; Coordenadora Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae, Sandra Assunção; Coordenador Estadual do Turismo, Alex Veras; Gerente do Banco do Brasil de Porto Nacional, Edson e o ex secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia.
Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação