Cidades
Araguaína marca presença no Fórum Internacional dos Municípios do Brics
Realizado na Rússia, secretários araguainenses apresentaram no evento as potencialidades econômicas da cidade para mais de 240 municípios de diversos países do mundo e abordaram temáticas sobre tecnologia, inovação e economia
Por Giovanna Hermice | Fotos: Divulgação
Araguaína participou de mais um Fórum Internacional dos Municípios do Brics (Imbrics), com membros e autoridades do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento está na quarta edição e foi realizado nos dias 24 a 28 de novembro, em São Petersburgo, na Rússia. O objetivo é proporcionar contatos, novos conhecimentos, reuniões e atrair novos investidores para a cidade.
Durante o Fórum Imbrics, o Município foi representado pelos secretários Fabiano de Souza ( Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Hélter Dantas (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), que apresentaram para empresários e autoridades de mais de 240 municípios de diversos países as potencialidades econômicas, tecnológicas e inovações de Araguaína, principalmente na abertura de empresas.
“O motivo da nossa viagem é abrir o mercado internacional para Araguaína, buscando atrair investidores e até o momento está sendo muito produtiva. Tivemos contatos com muitas empresas que demonstraram interesse econômico e que futuramente vão encaminhar cartas de intenção”, informou o secretário Fabiano de Souza.
Mais contatos
Os secretários araguainenses seguem participando de reuniões com possíveis investidores, secretários e autoridades russas, até nesta quarta-feira, 30.
“Conseguimos um encontro oficial com o Governo de São Petersburgo e representantes da área de transportes, da indústria e da produção de alimentos, onde foi proposta uma troca de relações institucionais com Araguaína. Na sequência, seguimos para Moscou, com a participação em novas reuniões com empresários russos” avaliou positivamente o secretário Hélter Dantas.
“Apresentamos também a cidade para o proprietário da Medical Center, única empresa no mundo a fabricar ossos 100% de carbono e ainda tivemos contato com a maior empresa naval da Rússia. Dia 30, estamos agendando uma reunião com empresa líder em ciber segurança da Rússia”, complementou Dantas.
Novos conhecimentos
Durante o Fórum Imbrics, os secretários ainda participaram de uma conferência sobre as tendências do mercado digital, o desenvolvimento do e-commerce e o processo de transformação empresarial.
Dentre os temas, a conferência abordou sobre o trabalho à distância ou em home office que está sendo uma alternativa de empregos nas empresas de prestação de serviços. Além de uma palestra sobre tecnologia e inovação, mostrando as novas tendências e a previsão do mercado tecnológico para o setor.
Destaque internacional
Araguaína é uma cidade com reconhecimento internacional e a única do norte do País que recebeu, em outubro deste ano, o Prêmio Destaque Forúm Imbrics de Boas Práticas em Gestão de Políticas Públicas por ser referência na ciência, tecnologia e inovação.
Um dos objetivos da gestão é transformar até 2024 a cidade em uma Smart City, com a digitalização de todos os serviços, com intuito de trazer mais agilidade para o cidadão. Está em teste também a instalação da tecnologia 5G na cidade e outro projeto que será pioneiro no Estado, a construção de uma usina de energia solar, que já tem projeto e a licitação deve ser realizada dentro de dois anos.
O Município é pioneiro no Marco Legal das Startups, criado em 2021, na disponibilização da lista de serviços na Plataforma Gov.br (2020) e Gov.br Cidades (2022) e na criação de um Sandbox Regulatório, que delimita a área da cidade onde as empresas podem testar seus projetos de inovação de forma desburocratizada.
Em 2019, Araguaína se tornou a 1º cidade do Brasil a decretar a liberdade econômica, em adequação à Lei Federal nº 13.874/19, o que diminuiu o prazo médio de abertura de empresas, sendo um dos menores do Brasil entre as cidades do mesmo porte.