Cidades
Segurança Pública e Ministério da Justiça promovem curso sobre ferramentas de gestão de informação criminal
Curso prossegue até a próxima quinta-feira, 19
Por Vania Machado/Governo do Tocantins
A partir desta segunda-feira, 16, até a próxima quinta-feira, 19, servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) participam do curso de Ferramentas Informacionais do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), que objetiva capacitar os servidores para executar a gestão da informação criminal do Estado.
Durante a abertura, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, destacou a importância de os servidores estarem sempre atualizando seus conhecimentos e preparados para o combate à criminalidade. “Temos homens e mulheres aqui prontos para serem capacitados. Nós sabemos que as organizações criminosas estão em toda parte e, para isso, precisamos de pessoas capacitadas para combater o crime”, destacou.
O coordenador-geral do Sinesp do Ministério da Justiça, Odécio Rodrigues Carneiro, falou da satisfação em somar forças com as polícias de todos os estados. “Somos todos policiais e temos uma única missão: combater o crime e, para isso, precisamos nos integrar. É importante esse curso para interagir, sanar dúvidas e colher ideias. Serão dias proveitosos para todos nós, para que possamos expandir a nossa atuação”, informou.
Ao dar boas-vindas aos participantes, a diretora da Escola Superior de Polícia (Espol), Heloísa Godinho, também destacou a importância da integração e da atualização do conhecimento. “É um momento importante para todos nós, oportunidade de aprendermos mais e atualizarmos o nosso conhecimento, quanto às ferramentas que temos disponíveis para desenvolver o nosso trabalho. Tenho certeza de que será o primeiro de muitos outros cursos, em parceria com o Ministério da Justiça”, afirmou.
Representando a Superintendência de Inteligência e Estatística, a delegada Antônia Ferreira dos Santos destacou que “é importante esse momento, somos demandados o tempo todo e sentimos a necessidade de ter esse diálogo direto e entender melhor essas ferramentas”.
O curso é uma realização da SSP em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e está sendo ministrado, de forma simultânea, para três turmas distribuídas na Escola Superior de Polícia (Espol) e na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O curso tem como instrutores: Sidney Barreto Batista, Railana Oliveira, Pholiane Ferreira e André Guedes Leandro.
Também participaram da abertura, o secretário executivo da SSP, Reginaldo de Menezes; o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira; a superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda; o corregedor-geral da SSP, Wanderson Chaves; e o diretor Sistema Integrado Operações (Siop), Ricardo Real.
Reunião
Pela manhã, o secretário Wlademir Costa, acompanhado de superintendentes e diretores da pasta, recebeu o coordenador-geral do Sinesp, Odécio Rodrigues Carneiro; e o analista de Tecnologia da Informação do Ministério da Justiça, André Guedes Leandro. Na oportunidade, foram debatidas: as oportunidades de integração de informações; a realidade da segurança nos estados; a estrutura disponível e a necessidade de mais conhecimento e uso de novas tecnologias.
Edição: Lenna Borges
Revisão Textual: Marynne Juliate