Cidades
No Dia Mundial de combate ao câncer, Secretária de Saúde alerta para importância do diagnóstico precoce
Tocantins possui mais de 1,8 mil pacientes em tratamento de câncer na rede pública

Texto: Secom/Governo do Tocantins
Comemora-se nesta sexta-feira, 4, o Dia Mundial de Combate ao Câncer, que foi instituído com o objetivo de aumentar a conscientização, além de influenciar governos e indivíduos, para que se mobilizem pelo controle da doença.
Atualmente, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do Hospital Geral de Palmas (HGP) possui 1001 pacientes. Já a Unacom do Hospital Regional de Araguaína (HRA) possui 805 pacientes, totalizando, 1806 pacientes em tratamento de câncer no Estado.
“O diagnóstico precoce e o rastreamento são as principais estratégias da Política de Atenção Oncológica do Estado. Aliado às ações de prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento potencializam as chances de cura e aumento da sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo”, explica o gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido de Souza.