Cidades
CAPS AD III realiza programação alusiva ao Novembro Azul para usuários da unidade
A Campanha Novembro Azul está sendo realizada em todo Brasil com o foco de chamar a atenção dos homens quanto a importância da prevenção ao câncer de próstata, tipo mais comum entre o público masculino. Em Gurupi, na manhã desta quinta-feira (18), pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III), participaram de uma série de atividades alusivas à saúde do homem, com o intuito de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença.
Durante a programação, teve palestra e roda de conversa com os usuários do CAPS AD III, ministrada por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG, falando sobre o câncer de próstata, com foco na prevenção e na importância do diagnóstico precoce. Também foram realizadas consultas médicas e uma oficina da beleza, onde os pacientes tiveram um cabeleireiro à disposição para cuidar do visual. Um café da manhã também foi servido aos usuários.
Segundo o coordenador do CAPS AD III, o enfermeiro Ricardo de Jesus, a programação foi uma forma de trazer reflexão sobre o cuidado que o homem deve ter com sua saúde. “De certa forma nós homens negligenciamos muito o cuidado com a saúde, temos muito receio em procurar atendimento médico ou até mesmo orientação. Então hoje realizamos esse dia inteiro de programação para conversarmos sobre essa temática, fazendo roda de conversa sobre a importância do cuidado com a saúde e oferecendo atendimento médico”, disse.
Uma das palestrantes, a acadêmica do 8º período do curso de Enfermagem, Samara Thamires dos Anjos, destacou a importância da prevenção. “Trouxemos uma palestra educativa falando da importância da prevenção, de fazer o exame regularmente quando tiver com a idade, tanto o PSA que coleta sangue, quanto o de toque retal. Muitos homens tem um certo preconceito com relação a esse toque, então nós como acadêmicas de enfermagem temos o papel de ensinar a eles a importância da prevenção e explicar que não precisa ter receio quando o assunto é se prevenir e cuidar da própria saúde”, afirmou.
O Daniel Pereira dos Santos, de 32 anos, achou fundamental a programação, que trouxe esclarecimentos importantes sobre o câncer de próstata. “Achei muito importante porque quando chega no momento de fazer o exame nós homens ficamos com medo, eu fiz uma pergunta e elas explicaram muito bem, foi muito importante o esclarecimento”, comentou.
Adailton Gomes da Silva, de 44 anos, também participou da programação e agradeceu o cuidado e a atenção da equipe do CAPS AD III com os pacientes. “Foi bom demais, graças a Deus, a equipe do CAPS é maravilhosa e tem cuidado da nossa saúde”, disse.
Ampliação no horário de atendimento
Nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ampliou o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, que se estenderá até as 21 horas. O objetivo é facilitar o atendimento aos homens, que devido o horário de trabalho, muitas vezes tem dificuldade de procurar uma unidade de saúde.
Estão disponíveis nas unidades: atendimento odontológico, atendimento multiprofissional (fisioterapia, psicóloga, assistente social), roda de conversa com os pacientes: sobre saúde do homem, consultas enfermagem, consultas médicas, realização de testes rápidos para o diagnóstico de Hepatites virais, solicitação de exames PSA, e outros de análises clínicas e de imagem, e vacinação.
Programação CAPS I
Ainda nesta quinta-feira, também haverá programação especial alusiva ao Novembro Azul no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I). A programação acontece das 17h às 21h, e terá palestra sobre Saúde Bucal, com a Dra. Maressa Borges, alongamento/ginástica laboral, Sala Azul com: massoterapia e aromaterapia, além de jantar para os usuários.