Cidades
Lei Municipal concede redução de até 40% no IPTU para empresas que contratarem jovens entre 16 e 24 anos
Após aprovação do Parlamento Municipal, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Tony Andrade, foi sancionado pelo prefeito Ronivon Maciel e publicado no Diário Oficial do Município. A Lei que está em vigor, autoriza a redução da alíquota do IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano para empresas que contratarem jovens entre 16 e 24 anos.
De acordo o Projeto, a cada funcionário contratado sem quaisquer experiências profissionais acarretará na redução de 10% no valor do IPTU, para a empresa contratante. Essa Lei fixa o percentual de até 40% na redução do imposto. A redução no pagamento do IPTU deverá ser comprovada mediante apresentação da Carteira Trabalhista ou Contrato de trabalho assinados pelo empregador, comprovando o primeiro vínculo empregatício.
Conforme a Lei, consta que o empregador deverá anualmente apresentar a documentação comprovando o vínculo empregatício com o funcionário para fazer jus à redução no valor do imposto. Entretanto, a Lei não atinge funcionários que não se enquadram na faixa etária.
Na justificativa é descrito que o Projeto de Lei se faz necessário devido a exigência de experiência profissional pela maior parte das empresas no ato da contratação de funcionários. E que, fomentar a contratação de jovens nessa faixa etária possibilitará a eles, aquisição de experiências para pleitearem também futuras oportunidades no mercado de trabalho.