Política
Rede To Sustentável: ação solidária arrecada mais de 1 tonelada de recicláveis
Materiais serão divididos de forma igualitária às associações de catadores de resíduos de Palmas.
Fazer o bem e ainda contribuir para reduzir a degradação do meio ambiente. Em comemoração ao Dia do Catador de Materiais Recicláveis, celebrado nesta segunda-feira (7/6), o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, assim como todos os órgãos e instituições que fazem parte da Rede To Sustentável participaram de uma ação solidária que arrecadou mais de 1 tonelada de materiais recicláveis. As arrecadações foram feitas na modalidade drive thru, no estacionamento do TJTO. Todos os participantes receberam sementes para o plantio e mudas nativas de plantas do cerrado. Os materiais serão divididos de forma igualitária às associações de catadores de resíduos de Palmas.
A coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal, Wagna Cristiane, representou o presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier e em ato simbólico fez o plantio de uma muda de Ipê amarelo, nas proximidades do prédio sede do Tribunal de Justiça do Tocantins . Segundo a coordenadora, a ação tem o objetivo de despertar os servidores dos órgãos e a população para a necessidade de praticar a coleta seletiva. “Considerando que em Palmas são jogados no aterro 270 toneladas de resíduos por dia, a maioria poderia ser reciclada e gerar renda para os catadores, obedecendo a economia circular através do reaproveitamento de todo esse material, evitando assim a retirada de mais recursos naturais do meio ambiente ”, avaliou.
Rede
A Rede TO Sustentável é composta pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, Ministério Público Estadual (MPTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura de Palmas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), sob a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges), com a participação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Comissão da Coleta Seletiva do TJTO.
A Gestão de Resíduos sólidos contribui para o alcance da ODS 12 – Produção e Consumos Sustentáveis, através de ações locais que visem a redução da geração de resíduos, por meio da produção, redução, reciclagem e reuso, tanto no consumo quanto na produção.