Cidades
3º Mutirão de Perícias Médicas: “Hoje eu espero que meu processo seja aprovado”. A expectativa da artesã Luciana
3º Mutirão de Perícias Médicas, que continua nesta segunda (30/9), realizou 80% dos atendimentos agendados em sua primeira semana
“Hoje eu espero que meu processo seja aprovado”. A expectativa da artesã Luciana Dias Fernandes, de Miranorte, é a mesma de dezenas de pessoas que vieram das 41 comarcas do Tocantins participar do 3º Mutirão de Perícias Médicas, no Fórum de Palmas. Nesta sexta-feira (27/9), foi o terceiro dia da ação, somando 143 atendimentos realizados.
Luciana procurou a Justiça para tentar se aposentar. Ela contou que sofreu um acidente de moto com o esposo há quatro anos, quando uma caminhonete entrou na contramão e quase colidiu com o casal. O marido de Luciana conseguiu tirar a moto da pista, mas os dois caíram e sofreram vários ferimentos. Ele foi arremessado no chão e teve a clavícula quebrada. A moto caiu em cima ela, que teve hemorragia no abdome, nariz quebrado e perda de parte dos dentes. “Hoje eu não trabalho mais por conta da dor de cabeça que sinto muito forte. Uso óculos, mas para fazer meu artesanato, para ler ou fazer qualquer coisa me dá muita dor nas vistas”, explicou a artesã.
Já o advogado Patrick de Oliveira Rocha esteve com seu cliente, um senhor de Palmeirópolis, pedindo auxílio-doença. “Ele está com problema de visão, quase não enxerga mais, é analfabeto, sempre trabalhou no campo e não está conseguindo mais se sustentar, ai ele está se socorrendo da Justiça para tentar manter a sua vida, porque não tem mais condições”, explicou o advogado.
O Mutirão
Com previsão de atendimento a 338 pessoas das 41 comarcas do Tocantins, o mutirão teve início na segunda-feira (23/9) e foi realizado também na terça e nesta sexta. Nos dois primeiros dias, foram contabilizados 124 atendimentos dos 160 esperados, ou seja, cerca de 80% do previsto. Já para esta sexta eram esperadas 20 pessoas, sendo que 19 compareceram, totalizando 95% do previsto.
“A gente sempre espera 100% do comparecimento para evitar pedido de justificativa e devolução dos processos para reagendamento. Por isso, a gente orienta as pessoas para que, sempre que forem intimadas para agendamento, que ocorre com prazo mínimo de 30 dias de antecedência, se antecipem, organizem locomoção até a Comarca de Palmas, já que a perícia acontece aqui na Junta Médica, tragam a documentação médica que não foi juntada ao processo e se esforcem para realmente comparecer, já que elas aguardam a realização da perícia para conseguir o benefício”, alertou a analista judiciária da Junta Médica do TJTO, Simone Marques.
Este já é o terceiro mutirão realizado pela Junta Médica do TJTO em 2019, resultado do Convênio N. 01/2019, celebrado entre o Tribunal de Justiça (TJTO) e a Justiça Federal de 1º grau, com a participação de 8 médicos cadastrados no sistema da Assistência Judiciária Gratuita (AJG) da Justiça Federal. Nas duas edições anteriores, que ocorreram no primeiro semestre, 463 processos foram analisados.
A programação segue na próxima semana com atendimentos na segunda-feira (30/9) e nos dias 04, 08, 15, 22 e 29/10, de 8h às 11h e de 13h às 17h, por ordem de chegada. Os participantes devem levar documento com foto e os exames médicos que não foram adicionados aos autos.