Connect with us

Cidades

14ª Conferência Estadual de Assistência Social levanta propostas para fortalecimento do SUAS

14ª Conferência Estadual de Assistência Social levanta propostas para fortalecimento do SUAS

Published

on

As propostas levantadas durante a Conferência foram debatidas em cinco eixos.

 

 

Os governos estadual e municipal, representantes da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) estiveram reunidos em Palmas na última sexta-feira, 29, e sábado,30, para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social. Um espaço de debates e proposituras que visam avaliar e aperfeiçoar a execução do Suas, além de reafirmar a Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado.

 

O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins (Ceas/TO) em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e teve como tema a Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos.

 

Após dois dias de amplo debate e votações a XIV Conferência do Tocantins elegeu 30 delegados para representar o estado na Conferência Nacional, que deve acontece em Brasília, nos dias 3 a 5 de dezembro, e 25 propostas debatidas e votadas democraticamente por representantes, dos governos, sociedade civil e usuários do Sistema Único da Assistência Social. Entre as propostas, 15 serão direcionadas para o Governo Estadual e 10 para a União.

 

As propostas levantadas durante a Conferência foram debatidas em cinco eixos sendo eles Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos, Benefícios e Transferência de Renda.

 

Para o secretário da Setas, Jonis Calaça,  a Conferência é um momento democrático de ouvir as proposições sobre o Suas que queremos. “É a festa da democracia, momento de consulta popular, de ouvir e debater para nortear e definir o que queremos para a assistência e o desenvolvimento social no Tocantins”, ressaltou.

 

A presidente do Ceas no Tocantins, Marciane Machado Silva, disse que “é um momento significativo, pois é por meio da conferência que levaremos nossas demandas e necessidades a nível nacional e levantaremos a bandeira da nova reconstrução do Suas, com ações diferenciadas que atendam as demandas que são tão urgentes”.

 

USUÁRIOS E REPRESENTANTES AVALIAM A CONFERÊNCIA

 

A Conferência que tem como principal objetivo dar voz a todos os envolvidos na execução do Suas, mas também àqueles que dele precisam foi espaço de aprendizado para a usuária do Sistema, Elenir Marques de Sousa. Moradora do município de Bandeirantes, ela falou sobre a experiência de participar de uma Conferência: “Estou muito grata pela oportunidade de participar, aprendi muito nesses dias e gostaria que mais usuários pudessem ter essa mesma oportunidade de aprender e sugerir melhorias ao Suas”.

 

Já Fernanda Borges é coordenadora do Cadastro Único em Dianópolis e participou da Conferência como delegada governamental e afirma: “Como trabalhadora do Suas e conhecendo as necessidades da ponta do Sistema, considero esse momento de debates fundamental para aperfeiçoamento e fortalecimento do Suas”.

 

O coordenador da pastoral da Aids Tocantins, Manoel Cardoso, esteve como delegado representando a sociedade civil e chamou a atenção para a participação popular.  “Momento como esse são fundamentais para todos nós cidadãos, é nosso momento de falar e expor nossas necessidades e expectativas. Essa Conferência foi muito bem elaborada e tenho certeza que o Tocantins será bem representado na esfera nacional com propostas que realmente atendem nossas demandas locais”, apontou o coordenador.

 

CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

A Conferência de Assistência Social envolve três etapas. As conferências municipais, estaduais e a nacional. As etapas municipais já aconteceram, e a Nacional está prevista para dezembro. As deliberações das Conferências Municipais são enviadas para os Estados e as deliberações das Conferências Estaduais são enviadas para a Conferência Nacional. Os delegados que participarão da Conferência Nacional são escolhidos na Conferência Estadual. Por esses passos democráticos, a Conferência Nacional é um momento único com vários representantes e atores de todos os lugares do Brasil.

 

CEAS

 

O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada. No Tocantins, é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.

 

A Conferência que tem como principal objetivo dar voz a todos os envolvidos na execução do Suas. Foto – Carlessandro Souza..jpg – file_download

Secretário da Setas, Jonis Calaça. Foto – Carlessandro Souza..jpg – file_download

Elenir Marques de Sousa é moradora do município de Bandeirantes. Foto – Carlessandro Souza..jpg – file_download

Fernanda Borges é coordenadora do Cadastro Único em Dianópolis e participou da Conferência como delegada governamental. Foto – Carlessandro Souza..jpg – file_download

O coordenador da pastoral da Aids Tocantins, Manoel Cardoso, é delegado representante da sociedade civil. Foto – Carlessandro Souza..jpg – file_download
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas