Connect with us

Cidades

Solidariedade: membros e servidores da Defensoria abraçam campanha e fazem doação de sangue

Defensora pública-geral Estellamaris Postal também aproveitou a ocasião para fazer sua doação de sangue

Published

on

“Eu vejo como um caminhão da esperança, de levar vida a tantas pessoas que necessitam e estão à espera desse sangue. Eu fico muito feliz pela oportunidade de poder participar desse gesto de amor, pois doar sangue é um gesto de amor.” A expressão de gratidão é do servidor da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas, Anderson Cleyton da Silva Menezes, que dedicou um pouco do seu tempo na manhã desta quinta-feira, 27, para doar sangue.

Assim como Cleyton, outros profissionais da Instituição também estiveram na sede de Palmas para participar do Dia “D” da campanha “Direito à vida: ‘tá’ no nosso sangue!”, que é uma mobilização conjunta da DPE-TO com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) para aumentar o estoque de sangue dos hemocentros do Estado.

Para a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, que também doou sangue, é gratificante saber que membros e servidores da Instituição abraçaram ao chamado e estão colaborando com a campanha. “Um pouco do tempo que tiramos para vir aqui pode ajudar a salvar a vida de alguém. Estamos muito felizes em poder colaborar”, comentou Estellamaris.

Responsável pela captação de doadores do Hemocentro de Palmas, Roberia Fernandes de Lima Santos lembrou que, em virtude da pandemia, a procura por doações está baixa e a parceria com a DPE-TO é importante para dar mais visibilidade à importância da doação e o aumento dos estoques de bolsa de sangue. “Essa conscientização do poder público, de estar envolvido nesse trabalho de captação de doadores, é muito importante para que a gente tenha um estoque satisfatório para atender a todas as demandas que chegam até nós”, declarou.

Robéria lembra que o baixo estoque pode gerar muitos prejuízos para a saúde pública. “Até o momento, ainda não faltou, mas se os doadores não vierem até nós, esse estoque de sangue, que por muitas vezes representam vidas, pode vir a faltar”, complementou.

A campanha da DPE e do TCE teve início na segunda-feira, 17, e encerra nesta sexta-feira, 28.

Os Hemocentros, por meio da Hemorrede, são parceiros da Campanha, que conta com o apoio da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estadodo Tocantins (Adpeto), do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública (Sisdep), do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (Sinstec) e da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (Astec).

 Quer ser doador? Saiba onde estão os hemocentros no Tocantins

• Hemocentro Coordenador de Palmas: (63) 3218-3232/3292

• Unidade de coleta e transfusão – Hospital Geral de Palmas: (63) 3218-7340/7336

• Hemocentro Regional de Araguaína: (63) 3411-2915/2916

• Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: (63) 3312-2237

• Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: (63) 3363-8321

• Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: (63) 3456-1308/1909

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas