Cidades
Servidores da saúde participam de curso sobre os processos de trabalho do CIEVS
Servidores da saúde participam de capacitação sobre os processos de trabalho do CIEVS
Servidores das unidades de saúde de Palmas que realizam notificação de agravos e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram de capacitação sobre Centro de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde (CIEVS). A qualificação foi dividida em duas turmas, sendo a primeira realizada em 12 de setembro e a segunda nesta quinta-feira, 14, no total participaram 48 profissionais.
A capacitação visa a qualificação dos trabalhadores da rede de saúde de Palmas para os processos de trabalho do Centro de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde (CIEVS), especialmente no que diz respeito à notificação de agravos, doenças, monitoramento de eventos, prevenção de agravos e atualizações de portarias.
Ana Paula Marques, enfermeira e coordenadora do CIEVS Palmas, foi uma das instrutoras da capacitação e explicou como o CIEVs funciona. “As estratégias utilizadas pelo CIEVS municipal de Palmas vão desde o apoio às vigilâncias, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais com relação aos os agravos de notificação imediata, que são de comunicação em até 24 horas, e ao monitoramento das escolas públicas municipais e privadas no que diz respeito à prevenção no ambiente escolar. Além disso, também são monitorados os eventos em massa, possíveis desastres naturais como as altas temperaturas, baixa umidade e queimadas, são feitos também, alertas semanais sobre o clima e umidade e o alto índice de Radiação Ultravioleta (UV).”
A coordenadora ressalta a importância da capacitação para os profissionais de saúde da atenção primária. “A capacitação para esses profissionais da atenção primária é muito importante, pois somos uma rede em saúde e precisamos estar sempre alinhados para promover uma resposta rápida e oportuna para melhor atender a população frente a possíveis emergências em saúde pública.”
Os encontros utilizaram estratégias pedagógicas de metodologias ativas, como roda de conversa e trabalhos em grupo, para promover o acolhimento como prática de produção de saúde. Além disso, realizaram-se rodas de conversa com os coordenadores e pontos focais das unidades de saúde.
A capacitação é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e a Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp) e foi realizada na sede da Fesp.