Cidades
Regionalização da Saúde é foco da reunião entre União, Estado e Municípios
As macrorregiões de saúde poderão compartilhar estruturas e serviços de saúde garantindo atendimento a toda população

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou o processo de desenvolvimento da Regionalização da Saúde no Estado. O objetivo desse projeto é articular pactos regionais a partir do fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS) nas macrorregiões, compostas por um conjunto de municípios. Durante a tarde desta sexta-feira, 05, juntamente com Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-TO) foi realizado um alinhamento para definir as estratégias de ação para organizar os serviços de saúde de forma regionalizada no Tocantins.
Em cada Estado é instituído um time articulador, integrado por profissionais que passarão por um processo de formação para desenhar o Plano Regional Integrado (PRI) específico da sua região. Por meio do PRI, cada macrorregião poderá compartilhar estruturas e serviços que vão desde os básicos aos mais complexos, a partir de fluxos assistenciais regionalizados, contribuindo para otimizar o uso dos recursos.
A Portaria SES/TO Nº 289, de 12 de maio de 2021, já instituiu o Grupo Condutor para implementar o processo do Planejamento Regional Integrado (PRI) e a organização das ações e serviços de saúde nas Macrorregiões de Saúde no Estado.
A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) atua como apoiadora no processo de transferência de tecnologia do conhecimento para a SES. Além da BP, que responderá pela formação dos articuladores no Estado.
“A regionalização da saúde é o foco desse trabalho com a Beneficência Portuguesa, pois é importantíssimo organizar o serviço de saúde o mais próximo possível do cidadão, fortalecendo as regiões de saúde para o atendimento integral. Por exemplo, alguns municípios de pequeno porte não conseguem oferecer a totalidade da assistência à saúde que a população precisa, então esses municípios pequenos se reúnem, se fortalecem e conseguem, assim, oferecer os serviços que a população necessita”, avaliou a superintendente de gestão e acompanhamento estratégico da SES, Luiza Regina Noleto.
-
Cidades2 dias ago
Naturatins abre convocação para instituições interessadas em integrar o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal/Cantão
-
Brasil2 dias ago
Tocantins é o 3º estado com maior crescimento da produção agrícola entre 2018 e 2023
-
Política2 dias ago
Projeto de lei para punir publicação falsa de Inteligência Artificial avança na Câmara com voto SIM de Antonio Andrade
-
Brasil2 dias ago
Programa de Iniciação à Extensão oferece 70 bolsas para acadêmicos de todos os câmpus da Unitins
-
Cidades2 dias ago
Auxílio-alimentação dos servidores estará disponível neste sábado, 10
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência que precisarem de atendimento exclusivo podem procurar a sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas
-
Cidades2 dias ago
Prefeitura de Palmas instala banheiros climatizados nas estações de ônibus
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento