Estado
Palmas inaugura nova galeria de arte com exposição de artistas tocantinenses
Idealizada pelas empresárias e galeristas Nicia Prado e Kelly Souza, da AMAN Arquitetura, Palmas ganha no próximo dia 4 de agosto, uma galeria particular com a proposta de se tornar um espaço para quem quer vivenciar a arte intensamente. A expectativa do espaço é realizar exposições periódicas, gratuitas e abertas ao público em geral.
Com o objetivo de promover exposições de artistas contemporâneos, com trabalhos coletivos e/ou individuais com a produção de material exclusivo e disponibilidade de catálogos digitais, o espaço vai prestigiar também a nova geração de artistas ligados à fotografia, design e ilustração.
A curadoria fica a cargo do artista Ronan Gonçalves, que atuou na Bienal de SP e em galerias de Goiânia-GO e Campinas-SP. A AMAN Galeria de Arte tem a proposta de reunir obras do acervo pessoal das empresárias e de artistas convidados. No local também serão expostos quadros e esculturas para os colecionadores que desejarem adquirir alguma peça.
Segundo as empresárias, a galeria foi criada para reunir o melhor da produção artística contemporânea, no intuito de agregar população, pesquisadores, marchands e artistas. O espaço vai buscar estabelecer uma cultura de arte na cidade, tanto para quem deseja ter mais contato, quanto para colecionadores. A galeria vai ancorar, além das exposições, aulas de pintura e desenho, workshops sobre técnicas de pintura, história da arte e arte terapia.
“Queremos que a galeria seja esse organismo vivo onde a arte possa ser propagada, que o espaço acolha esses artistas, colecionadores e amantes de arte em geral”, conta Kelly que também reforça a importância que as pinturas têm no pensamento criativo e intelectual, assim como a sensibilidade de cada indivíduo.
Para o curador, a AMAN Galeria de Arte é uma empresa contemporânea, jovem e vibrante que tem uma finalidade inovadora de dar vazão à produção de artistas independentes. “O ambiente vai proporcionar tudo isso através de suas criações. Vai espalhar arte acessível pelas casas e vidas das pessoas”, ressalta Ronan.
Projeto
A galeria nasceu como resultado do pós-pandemia e da relação das duas empresárias com a arte. Juntas, elas precisaram se reinventar após a chegada do coronavírus.
“A arte nos uniu e sempre foi um de nossos principais assuntos. Enquanto pensávamos em estratégias para manter nosso escritório funcionando, nos deram a sugestão de abrirmos uma galeria de arte e a ideia ressoou em nós de uma maneira muito intensa, de fato foi a peça que faltava em nosso quebra cabeça. Procuramos nos informar e avaliar as possibilidades de transformar esse sonho em realidade. Buscamos consultoria junto ao Sebrae para avaliar a viabilidade do negócio e em dezembro do ano passado fizemos nosso primeiro vernissage em uma loja da cidade para testar o mercado. Vimos que seria possível e então começamos a agir”, explica a galerista Kelly.
Nicia Prado, empresária há mais de 40 anos no Tocantins, com mais de 20 unidades de negócio em diferentes ramos e especialmente no segmento da beleza, contou que mesmo estabelecida no mercado, tinha como sonho empreender também na arte. “Comecei com uma loja do Boticário em Porto Nacional e hoje, mesmo anos depois e depois de tantas conquistas, posso finalmente realizar meu sonho que é viver da arte”, afirma.
Para inaugurar o espaço, a AMAN Galeria de Arte recebe a exposição ‘ACONCHEGO’, que reúne 33 obras de artistas tocantinenses como Antônio Netto, Marcos Dutra, Pierre de Freitas, Ronan Gonçalves, Sergio Lobo e Solange Alves.
“Sabemos do poder transformador que a arte possui e a capacidade que ela tem de conectar as pessoas aos outros e principalmente a si mesmo. Queremos poder proporcionar isso às pessoas. Queremos ser aquilo que nosso nome propõe: segurança, paz, tranquilidade e principalmente aconchego”, diz Kelly.