Cidades
Indígenas Apinajés e Karajás recebem atendimento jurídico

Em visita às aldeias São José, município de Tocantinópolis, e Xambioá, em Santa Fé do Araguaia, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestou atendimento jurídico aos indígenas das etnias Apinajé-Pempxá e Karajá.
A DPE-TO integrou a comitiva do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do Tocantins, na última sexta-feira, 22, e no sábado, 23, durante ação que busca contribuir para a efetivação dos direitos indígenas no sistema de Justiça, por meio da realização de atendimentos e orientações jurídicas.
Segundo o coordenador do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, defensor público Pablo Mendonça Chaer, que esteve nas aldeias, a maior demanda foi referente à retificação de registro civil, quando os indígenas buscaram informações de como acrescentar a descendência indígena ao sobrenome ou solicitaram alteração quanto à ortografia. “É muito importante que a Defensoria Pública não aguarde as demandas chegarem, mas se desloque até as aldeias, a essas comunidades carentes para verificar de perto as maiores necessidades dessa população tão especial, que são os indígenas”, declarou o defensor público.
A defensora pública Aline Mendes de Queiroz, que atendeu aos indígenas Karajás, em Santa Fé do Araguaia, considerou que a visita foi uma oportunidade de assegurar os direitos das comunidades indígenas. “A parceria com a Defensoria torna ainda mais eficiente essa visita institucional às aldeias para que a gente possa instrumentalizar todas as maneiras de levar a justiça para essas comunidades”, disse.
Para os atendimentos, os Defensores Públicos contaram com o apoio das servidoras Kellita Mikaelly Fernandes Gomes e Caroline Megg Silva Torquato.
A parceria da DPE com o TRE é resultado de uma articulação dos Núcleos Regionais de Palmas e Araguaína, e dos Núcleos Especializados de Minorias e Ações Coletivas e de Defesa dos Direitos Humanos.
-
Cidades2 dias ago
Naturatins abre convocação para instituições interessadas em integrar o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal/Cantão
-
Brasil2 dias ago
Tocantins é o 3º estado com maior crescimento da produção agrícola entre 2018 e 2023
-
Política2 dias ago
Projeto de lei para punir publicação falsa de Inteligência Artificial avança na Câmara com voto SIM de Antonio Andrade
-
Brasil2 dias ago
Programa de Iniciação à Extensão oferece 70 bolsas para acadêmicos de todos os câmpus da Unitins
-
Cidades2 dias ago
Auxílio-alimentação dos servidores estará disponível neste sábado, 10
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência que precisarem de atendimento exclusivo podem procurar a sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas
-
Cidades2 dias ago
Prefeitura de Palmas instala banheiros climatizados nas estações de ônibus
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento