Política
Governo do Tocantins debate política do trabalho em Fórum Nacional
Repasses para manutenção do Sine estavam entre as pautas da reunião
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) participou nesta terça-feira, 14, no Ministério do Trabalho e Previdência em Brasília, da 117ª reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), um importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os estados e o governo federal. Na ocasião, o secretário da Setas, José Messias Araújo, foi representado pelo diretor do Trabalho, José Alberto (Gordo).
Entre as pautas debatidas estiveram a recriação do Ministério do Trabalho e seu impacto para os investimentos públicos na política do trabalho do Brasil; o orçamento de 2022 com os repasses para a manutenção do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e da qualificação profissional; e as demandas referentes à gestão do Sine.
De acordo com o diretor José Alberto, as expectativas são grandes para ampliar o apoio aos trabalhadores em 2022 e comenta: “a reunião foi muito produtiva esperamos que essa parceria entre Governo Federal e Estadual continue beneficiando os cidadãos tocantinenses”.
O Governo do Tocantins oferece por meio do Sine serviços para os trabalhadores e empregadores do Estado. O Sistema opera com intermediação de mão de obra, capacitação e orientação profissional, seguro desemprego e carteira de trabalho.
Em 2021, o Sine Tocantins ofereceu uma média de 500 vagas de empregos diariamente. O cidadão em busca de emprego ou alguns dos serviços do Sine pode solicitar nos contatos abaixo que também são válidos para os empresários interessados em oferecer vagas ou firmar parcerias para seleção ou requalificação profissional de seus funcionários.