Estado
Encontro virtual apresenta resultados da agricultura de baixa emissão de carbono na bovinocultura de corte
Vinte propriedades rurais conduzidas por técnicos do Plano ABC trazem os dados obtidos
Os resultados alcançados em 20 propriedades rurais atendidas pelo Projeto de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono voltado para a bovinocultura de corte (ABC Corte) estão sendo apresentados em ambiente virtual até esta quinta-feira, 27. Coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros, como o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o encontro conta com a participação de técnicos, pesquisadores, profissionais do meio rural e produtores rurais.
A iniciativa tem por objetivo a apresentação, análise e avaliação de resultados técnicos e econômicos obtidos nas áreas de produção de carne intensiva a pasto, nas Unidades de Referências Tecnológicas (URTs) conduzidas pelos técnicos participantes do ABC.
Na manhã desta terça-feira, 25, o extensionista Josevaldo dos Santos, do Ruraltins de Araguatins, relatou suas experiencias. Responsável pela unidade implantada na Fazenda Campo Verde, do produtor Cláudio Ferreira, o técnico mostrou as estratégias empregadas para a recuperação da pastagem e o aumento da produtividade da arroba do boi por hectare. “Com o monitoramento da fertilidade do solo foi possível adequar a adubação dando prioridade para a reposição dos nutrientes mais limitantes no momento, de acordo com a capacidade financeira da propriedade. Com isso, o sistema vai evoluindo aos poucos. Os resultados estão bem acima da média nacional, mas ainda tem muito espaço para melhoria. Isso é só o começo do trabalho”.
Para o produtor Claudio Ferreira, a intensificação para as pequenas propriedades é de grande valia e a assistência técnica, contínua, influencia muito nos resultados finais do projeto. “Estou satisfeito porque o meu objetivo principal, que era recuperar a pastagem, ficou de excelente qualidade. Só tenho a agradecer a todos, e espero que neste ano possamos dar sequência a esse trabalho diferenciado com o acompanhamento técnico necessário para aumentar cada vez mais a produtividade do rebanho que é a nossa meta final”, avalia o produtor Cláudio Ferreira.
A participação do Ruraltins segue com apresentações de resultados das unidades do ABC Corte desenvolvidas pelos escritórios regionais de Guaraí, com o extensionista Sérgio Bueno; de Pau D’arco, Matheus Borges Leal; Paranã, Silvan Carvalho de Castro; de Arapoema, Manuel Enéas de Macedo Filho; e Athila Damasceno, do escritório local de Araguaína.
Plano ABC
O Plano ABC tem por finalidade organizar e planejar ações, no sentido de estimular os produtores rurais a adotarem tecnologias de produção sustentáveis, com objetivo de promover a segurança alimentar e reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Ele é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas tais como: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Ama 4: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); Florestas Plantadas; Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.
A abrangência do Plano ABC é nacional e seu período de vigência é de 2010 a 2020, sendo previstas revisões e atualizações em períodos regulares não superiores há dois anos, para readequá-lo às demandas da sociedade, às novas tecnologias e incorporar novas ações e metas, caso se faça necessário.