Connect with us

Política

Emenda do Deputado Federal Tiago Dimas beneficia projeto sobre Recicláveis

Published

on

Por Ascom

O destino do lixo produzido nos condomínios foi o que motivou o Projeto “Eu Cuido do Meu Lixo”, promovido pela Associação Ecoterra, com emenda do deputado federal, Tiago Dimas, e teve o início de suas atividades na noite desta quarta-feira, 10, com os condôminos do Reserva Du Park em Palmas, com palestra, que leva o mesmo nome do Projeto.

“O tratamento correto dos resíduos sólidos é uma necessidade do país e uma imposição dos novos tempos, nos quais o cuidado com o meio ambiente precisa ser cada vez mais levado a sério e valorizado. É uma honra enorme que o nosso trabalho no Congresso Nacional possa contribuir com um projeto de conscientização e geração de renda tão importante como esse. Ao ver os resultados da nossa emenda e principalmente da seleção pública começando a gerar frutos, vejo que estamos no caminho certo. Espero sempre poder ajudar iniciativas semelhantes”, pontuou o deputado federal, Tiago Dimas, responsável pela emenda que viabilizou o projeto com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

Iva Ramos, membro da Ecoterra e idealizadora do “Eu Cuido do Meu Lixo”, destacou que o objetivo central do projeto é sensibilizar as pessoas que residem em condomínios a fazerem a separação do material reciclável e aderir a coleta seletiva. “Quando se faz a separação dos resíduos e dá a destinação correta para esse material, ele deixa de ser lixo e passa a ser material reciclável. Ele deixa de ser um problema ambiental e passa a ser renda para as cooperativas”, explicou.

A sensibilização dos moradores quanto à responsabilidade com o lixo é parte fundamental do projeto e a palestra no Condomínio Reserva Du Park consolida seu objetivo de educação ambiental com os moradores de condomínios residenciais. “Para além da parte prática, que é a coleta seletiva nos condomínios, o projeto tem a intenção de fazer as pessoas refletirem sobre as formas de consumo, sobre a responsabilidade que cada um tem com o lixo que produz e a partir disso, quem sabe, gerar uma mudança de hábito”, ressaltou Iva.

O Projeto

“Eu Cuido do Meu Lixo” nasceu da observação, relatou Iva Ramos. “Quando você mora em um condomínio começa a observar todo dia o vizinho descendo com sua sacolinha e o tanto de lixo que produz cada apartamento. No final imagina o tanto de lixo acumulado; é aí que você começa a pensar que esse lixo pode deixar de ser lixo e ser material reciclável, ir para a cooperativa, movimentar a economia circular, ele pode deixar de ser um problema ambiental e gerar renda e qualidade de vida. Então o projeto nasceu dessa observação do tanto de lixo que os condomínios residenciais produzem”, explica a idealizadora do projeto.

Pensado para os condomínios residenciais de Palmas, o projeto pretende sensibilizar os moradores desses condomínios, que grande parte dos resíduos sólidos (materiais recicláveis) podem ser reciclados, deixando de poluir o meio ambiente e evitando que novas fontes de recursos naturais sejam utilizadas.

Oficinas pedagógicas, treinamento de colaboradores do condomínio, integração com cooperativa de reciclagem, instalação da estrutura adequada para o depósito do lixo, bem como a sensibilização dos moradores no que diz respeito à responsabilidade com o lixo produzido.

Ecoterra

Associação de Preservação Ambiental e Valorização da Vida, a Ecoterra,  é uma organização da sociedade civil brasileira, de natureza não-governamental e sem fins lucrativos, que tem como intuito trabalhar com questões socioambientais. Sua atuação no Estado do Tocantins é desde 1995 e o trabalho envolve comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e outras organizações não governamentais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas