Cidades
Campanha de vacinação continua em Palmas
A rede de saúde de Palmas abriu neste sábado, 1º, oito Centros de Saúde da Comunidade (CSC) para proporcionar mais um dia extra, no final de semana, para os pais e responsáveis que ainda não tinham levados suas crianças para vacinar contra a poliomielite e o sarampo fazer a imunização. Mesmo com mais este dia, a procura pelas vacinas foi pequena.
Até o momento, 14.037 crianças foram vacinadas contra a poliomielite, o equivalente a 80,69% e 13.941 crianças receberam a dose contra o sarampo, o correspondente a 80,13 %. A meta de Palmas é vacinar 17.397 de crianças de 1 a 5 anos imunizadas, sendo 17.397, taxa de 95%.
A campanha estava prevista para terminar nessa última sexta-feira, 31, mas a gestão decidiu intensificar as estratégias e também planejar novas ações. Além de abrir as unidades de saúde no sábado, 1º, na próxima semana os técnicos da saúde vão continuar percorrendo os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). “E com a ajuda dos nossos agentes comunitários de saúde iremos atrás das crianças que ainda não receberam as vacinas”, explica o secretário Daniel Borini.
Para Borini todo o esforço será válido para impedir que doenças já eliminadas retornem ao Brasil. “Convocamos mais uma vez, para às famílias que ainda não levaram suas crianças para receber as doses das vacinas, não deixar de procurar uma das 32 unidades de saúde que contam com salas de vacinas”, reforçaele, lembrando que todos os postos de vacinação estão abastecidos com as doses.
A servidora pública Márcia Alves Ribeiro, mãe do João Pedro Alves, quatro anos, aproveitou o sábado de folga do trabalho para vacinar o filho. “Tirei o dia hoje para fazer o meu filho para tomar as vacinas. Bom que tivemos mais este momento para colocar o cartão de vacina em dia”, disse satisfeita.
Vacinas
Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.