Palmas
Conferência Municipal da Cidade de Palmas chega à 7ª edição com foco em desenvolvimento urbano sustentável
Evento acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira

A Prefeitura de Palmas, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), convocou oficialmente a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Palmas. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de junho, no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, localizado na Área Verde 301 Sul, Avenida NS 1, Plano Diretor Sul. A convocação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 26.
A Conferência tem como tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e integra a etapa preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 6ª Conferência Estadual das Cidades de Tocantins.
“A realização da Conferência tem como objetivo promover um espaço democrático de debate e proposição de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano de Palmas, com foco em participação social, justiça territorial e sustentabilidade”, informa o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária e presidente do CMDU, Israel Henrique de Melo.
Comissão
A organização do evento está a cargo da Comissão Organizadora Municipal, instituída pela Portaria/SEDURF Nº 050/2025. Entre suas responsabilidades estão: a elaboração do Regimento Interno da Conferência, a mobilização da sociedade civil e do poder público, a organização da infraestrutura do evento, o credenciamento de participantes e a coordenação geral das atividades.
A Comissão também será responsável por sistematizar as propostas elaboradas durante a Conferência e garantir a eleição de delegados e delegadas que representarão Palmas na etapa estadual.
Participação e credenciamento
As conferências municipais são públicas e abertas à participação de todos os cidadãos. Para integrar os debates e atividades, é necessário o credenciamento prévio, com identificação do participante conforme os segmentos definidos no Regimento Interno da 6ª Conferência Nacional das Cidades.
Durante o evento, representantes dos diversos setores da sociedade terão a oportunidade de contribuir com sugestões e propostas para a formulação de políticas urbanas mais eficientes, inclusivas e democráticas. Mais informações e orientações sobre o processo de credenciamento e a programação oficial serão divulgadas nos canais institucionais da Prefeitura de Palmas posteriormente.
-
Estado2 dias ago
Governo do Tocantins antecipa pagamento e servidores recebem salários com reajuste de 4,17% nesta quarta-feira, 28
-
Política2 dias ago
TRE-TO define ações e planejamento para as Eleições 2026 no Estado
-
Brasil2 dias ago
Quatorze radares de Araguaína são aferidos pela Agência Estadual de Metrologia
-
Brasil2 dias ago
IV Conferência Municipal pela Promoção da Igualdade Racial de Palmas termina com proposição de lei e adesão ao Plano Juventude Negra Viva
-
Política2 dias ago
Deputado Antonio Andrade homenageia os 120 anos da Energisa em discurso no Senado Federal
-
Cidades2 dias ago
Prefeitura de Palmas promove Semana das Araras com ações educativas e seminário sobre conservação da espécie
-
Brasil2 dias ago
Governo do Tocantins propõe ação pioneira para política estadual de abastecimento e saneamento
-
Cidades2 dias ago
Agência de Regulação de Palmas acompanha serviço de manutenção emergencial no abastecimento de água no Plano Diretor