Política
Governador Wanderlei Barbosa empossa professor Adão Francisco como secretário de Estado da Igualdade Racial
Nova pasta tem a missão de combater o racismo e, ainda, garantir políticas públicas para todos os tocantinenses
Após a criação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, ato histórico para o estado, o governador Wanderlei Barbosa empossou, nesta sexta-feira, 8, em seu gabinete no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, no cargo de secretário da Pasta, o professor Adão Francisco de Oliveira. A medida visa fortalecer as políticas voltadas para a população negra no Tocantins.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que a escolha de Adão Francisco para a pasta reforça o empenho da gestão em combater o racismo e garantir as políticas públicas para todos os tocantinenses. “A partir de hoje [sexta-feira, 8], a secretaria está instituída com a posse do professor Adão Francisco, a quem cabe implementar a pasta, bem como as ações voltadas para a população negra em nosso estado”, frisou o Governador ao explicar ainda que a secretaria é fundamental para a construção de um estado mais justo e inclusivo.
Ao agradecer a confiança do Governador, o novo secretário de Estado, Adão Francisco, declarou que em um primeiro momento o desafio será implementar a pasta que, segundo ele, foi criada para fazer uma reparação histórica para o povo negro, particularmente no estado do Tocantins, pois, segundo revelou, tem 75% da sua população declarada, no censo demográfico, como parda ou preta. “Queremos desenvolver um programa de educação em letramento racial para servidores públicos do estado do Tocantins. O servidor público precisa tomar consciência de que o racismo estrutural está presente no seu imaginário. Um programa de desenvolvimento sustentável para as comunidades tradicionais, além de um programa de incentivo e premiação a iniciativas de combate ao racismo, envolvendo escolas, prefeituras, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e empresas”, reforçou.
A criação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial ocorreu por meio da Medida Provisória (MP) n° 3, assinada pelo Governador e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-TO), do dia 30 de janeiro de 2024.