Cidades
Profissionais da Saúde participam de curso sobre Emergências Psiquiátricas
Na tarde desta quarta-feira, 23, profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) região sul e norte, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Palmas (Samu) e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) finalizaram o primeiro módulo do curso de Emergências Psiquiátricas ofertado pelo Núcleo de Emergência e Urgências (NEU).
O curso contém dois módulos, sendo o primeiro sobre abordagem inicial ao paciente psiquiátrico e o segundo sobre a abordagem ao paciente com intento suicida. O segundo módulo ocorre na próxima semana, nos dias 29 e 30 de agosto, das 8 às 18 horas na sede do Samu.
“Neste primeiro módulo abordamos a emergência ao paciente psiquiátrico, e no módulo dois abordaremos especificamente sobre suicídio. Infelizmente vivenciamos em todo o país um alto índice de emergências psiquiátricas e momentos como este, nos auxiliam a um melhor atendimento em cada situação. Nesta primeira turma contamos com 30 profissionais inscritos e queremos ampliar este número”, disse o preceptor do NEU, o enfermeiro Mauro Maués.
Sônia Guimarães, profissional de Educação Física, residente em saúde mental, participou da capacitação e destacou a importância para os profissionais. “Para nós que atuamos na saúde de Palmas, esse momento de educação permanente nos faz sentir mais seguros em nossa atuação e fomenta a política de humanização, já que no momento de crise o melhor que podemos oferecer é o acolhimento do paciente”.
A capacitação está sendo administrada na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada na região sul da Capital. O curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Núcleo de Educação em Urgência (NEU) e a Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp).
Texto: Elionay Carvalho – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo
Edição: Denis Rocha/Secom