Política
Jucetins participa de Encontro Nacional das Juntas Comerciais
Evento debateu temas importantes sobre o ambiente dos negócios do país a fim de favorecer e contribuir com o fortalecimento da economia das empresas
Representantes de todas as Unidades Federativas das Juntas Comerciais, participaram da reunião ordinária da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), nessa quarta-feira, 26, em Alagoas – Maceió. No Estado, integrantes da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) também estiveram presentes com a finalidade de discutir assuntos pertinentes ao fortalecimento do Registro Mercantil do Tocantins.
A pauta girou em torno da apresentação do projeto de padronização da Coleta de Dados do Sistema das Juntas Comerciais do país para dar agilidade e praticidade ao usuário. Além de terem tratado sobre o resumo da Reformulação da Instrução Normativa (IN) do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei) n° 81 e dos estudos preliminares para a Reformulação da IN do Drei n° 52.
Também debateram a importância da participação dos representantes das Juntas Comerciais, no Congresso Estadual de Registro de Pessoa Jurídica, que ocorrerá em Belém entre dias 8 e 10 de agosto de 2023. Os participantes ainda discutiram sobre a próxima Reunião Ordinária da Fenaju de 2023.
Estiveram ainda em pauta discussões sobre a relevância do evento Transformar Juntos, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que une dois programas, o Fomenta e Brasil Mais Simples, que são referências nacionais na participação das Micro e Pequenas Empresas (MPE) nas compras públicas e na desburocratização, o qual ocorrerá entre os 2 e 4 de agosto de 2023 em Brasília (DF). Essa edição reunirá autoridades, gestores públicos e agentes de desenvolvimento e lideranças para discutir ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios.
Representando o presidente da Jucetins, Issam Saado, o vice-presidente da autarquia, Juarez Rigol, afirmou que “a participação do Tocantins no evento foi pertinente, pois propiciou a integração de assuntos relevantes tais como o avanço do processo de Registro Mercantil no país e a modernização da desburocratização, o que contribui de forma efetiva para o desenvolvimento econômico do país e do Estado”. O evento contou ainda com a participação da procuradora Jurídica da Jucetins, Mariana Sampaio.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate