Cidades
Atividades da ‘Rota da Pecuária’ tem iníco em Miranorte e percorrerá seis municípios
Expedição tem início nesta segunda, 26, e percorrerá cerca de 1.300 km, em seis municípios tocantinenses

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Segro), e parceiros iniciam as atividades da Rota da Pecuária, evento que irá percorrer propriedades com diversos sistemas de criação de bovinos no Tocantins. Na primeira parada, no dia 26, a caravana visita a Fazenda Bacaba – Agrogem, no município de Miranorte, região central do Estado.
A Rota da Pecuária é uma expedição técnica pública e privada dedicada a aprofundar conhecimento quanto à pecuária tocantinense. Ao todo, a expedição percorrerá em torno de 1.300 km, em seis municípios (Miranorte, Araguaçu, Cariri, Gurupi, Peixe e Silvanópolis), onde produtores e técnicos visitarão seis propriedades previamente selecionadas pela Seagro. Nesses locais, os sistemas de criação e manejo vêm apontando positivamente em índices apresentados por seus gestores.
Atividades
Nessas propriedades, os responsáveis técnicos e produtores irão relatar a trajetória da propriedade, explicando o manejo produtivo e financeiro, fornecendo dados como índices reprodutivos, sistema de seleção, estratégias nutricionais, gestão de pessoas e sanitária, tecnologias adotadas e comercialização dos produtos destas fazendas.
De acordo com a gerente de Pecuária da Seagro, Mara Luce Borges Leal, durante os cinco dias de expedição, os participantes vão conhecer os sistemas de produção e manejos adotados em algumas propriedades de corte no Tocantins, mostrando a relação entre o uso de tecnologia, o aumento de produtividade e o impacto na rentabilidade das fazendas. “A Rota da Pecuária é um evento de suma importância para os pecuaristas trocarem conhecimentos e discutirem sobre atual momento e expectativas do mercado. Isso tudo visando à melhoria do setor da pecuária tocantinense”, lembra.
A gerente Mara Luce informa ainda que “essas informações servirão para subsidiar a Secretaria da Agricultura, compondo dados para análises de mercado e embasar políticas públicas para desenvolvimento do setor no Tocantins”.
São parceiros no evento, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), o Sebrae, as Fazendas: Nelore OL, Agrojem, Agropen (ENCO), o Grupo Santa Vitória, a Chácara Santa Rita e a SPI Agro.
A programação completa pode ser acessada no site da Seagro.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate
-
Cidades3 dias ago
Parque Estadual do Cantão recebe visita de representantes da Mercuria Energy Group
-
Cidades3 dias ago
Andar na reserva: Detran/TO explica os riscos e penalidades de transitar com a gasolina do veículo no limite
-
Cidades3 dias ago
Tocantins realiza 1º Fórum Estadual de Regularização Ambiental
-
Cidades3 dias ago
Economia em regiões turísticas são impulsionadas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
-
Política3 dias ago
Deputado Antonio Andrade ressalta na tribuna belo trabalho da Associação Vitória dos Bichos, em Gurupi
-
Política2 dias ago
Deputado Antonio Andrade é escolhido como coordenador do Republicanos na Comissão de Comunicação
-
Cidades3 dias ago
Inscrições para o Vestibular 2025/2 da Unitins iniciam nesta terça-feira, 8
-
Cidades3 dias ago
Ações de fiscalização e combate realizadas pelo Governo do Tocantins e pela Energisa reduzem em 60% quantidade de energia furtada no Tocantins