Cidades
Alunas da Escola Municipal Anne Frank recebem medalhas de ouro em premiação da Obmep
Evento, realizado em Florianópolis (SC), distribuiu a honraria máxima a mais de mil estudantes
Palmas foi representada na 16ª Obmep pelas alunas Samara Dias Caldas, medalha de ouro na 16ª Obmep, e Natália Cipriano Portilho, medalha de ouro na 17ª Obmep, ambas estudantes da Escola Municipal Anne Frank. O evento, realizado nesta segunda-feira, 5, distribuiu a honraria máxima a mais de mil estudantes mais bem colocados nas 16ª e 17ª edições da competição, que conta com alunos de escolas públicas e privadas de todo o País.
Outro estudante tocantinense, Gabriel Abreu Martins Soares, que recebeu a medalha de ouro na 16ª edição da Obmep, participou da solenidade. Ele é aluno do Colégio Militar João XXIII, de Colinas.
Para a professora Verônica Gama, que ministra aulas de matemática na escola Municipal Anne Frank. a matemática é uma sequência. “A conquista das alunas é um mérito de toda uma equipe, comprometida com a metodologia da resolução de problemas e desenvolvimento do raciocínio lógico. Ensinar matemática não é fácil, mas com profissionais e família comprometidos o resultado será diferenciado”, declara.
Valter Francisco de Almeida também leciona matemática na escola e afirma que busca trabalhar o protagonismo e aguçar a curiosidade dos alunos. “Costumo criar problemas que sejam próximos na vida real e influencio que analisem com cuidado o que cada questão pede, quais os objetivos de uma sequência de perguntas, como aquilo pode ser aplicado em outro problema. Gosto que reflitam sobre a importância da matemática na rotina de cada um”, considera.
Obmep Tocantins
Na rede municipal, a Obmep é coordenada pelos técnicos do setor de currículo, da Diretoria de Ensino Fundamental, com a orientação do professor doutor da Universidade Federal do Tocantins, Paulo Cléber Mendonça Teixeira, coordenador da Obmep no Estado. As provas da primeira etapa da 18ª edição serão realizadas dia 30 de junho.
Premiação
A solenidade premiou os mais bem colocados das 16ª e 17ª edições, que tiveram mais de 50 mil escolas cada. Foram 1.150 medalhistas de ouro – 1.089 compareceram. Todos têm direito ao Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 mensais do CNPq para alunos de escolas públicas. A dupla comemoração põe em dia o calendário da maior competição científica nacional atrasado devido à pandemia de Covid-19.
Texto: Redação Semed/Palmas
Edição: Secom