Política
Mulheres são homenageadas em Sessão Solene na Assembleia Legislativa Tocantinense
O Parlamento Estadual do Estado do Tocantins em mais uma solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher entregou o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva nesta quinta-feira, dia 10, à personalidades femininas que se destacaram no Estado.
.
.
.
.
.
Por Suzana Barros | Assembleia Legislativa
11/03/2022 – Publicado às 10:33
.
.
.
.
.
Mulheres são homenageadas em Sessão Solene na Assembleia Legislativa Tocantinense fez homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher fazendo entregas de Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva nesta quinta-feira, dia 10, à personalidades femininas que se destacaram no Estado.
A sessão aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e contou na abertura com a Banda da Polícia Militar tocando o Hino Nacional Brasileiro e com a performance inspirada no poema de Cora Coralina “Eu sou aquela mulher”, apresentada pelos artistas Iva de Oliveira e Cleuda Milhomem.
O presidente da Assembleia, deputado Antonio Andrade (União Brasil) que iniciou a sessão disse ao transferir a coordenação dos trabalhos para a deputada Valderez Castelo Branco (PP), ser sua satisfação homenagear as mulheres do Estado por intermédio daquela solenidade e nas pessoas das personalidades condecoradas.
As cinco parlamentares da Casa Legislativa, Valderez Castelo Branco (PP), Luana Ribeiro (PSDB), Vanda Monteiro (PSL), Amália Santana (PT) e Cláudia Lelis (PV) usaram a tribuna para parabenizar as mulheres, apontar vitórias e sugerir esforços para novas conquistas em benefício do gênero.
Uma das homenageadas a delegada aposentada Maria Haydêe, durante pronunciamento solicitou aos parlamentares que aprovem e implementem políticas públicas que eliminem a violência contra as mulheres, bem como demais garantias de direitos ao referido público.
A presidente da Casa Oito de Março de Palmas, Bernadete Aparecida fez um relato sobre o aumento da violência doméstica no Estado durante a pandemia do novo coronavírus e distribuiu um manifesto que defende ações com o propósito de coibir as mencionadas violências.
As homenageadas no ato foram a prefeita de Monte Santo, Nezita Martins Neta, indicada pela deputada Vanda Monteiro, a professora Silvinia Pereira de Sousa Pires, sugerida pela deputada Amália Santana, a Médica Andreia Furtado Bruno Figueiredo e a Psicóloga Roberta Galvani de Carvalho, ambas mediante indicações da deputada Luana Ribeiro.
Já sob proposta da deputada Valderez Castelo Branco, receberam a condecoração a empresária Denize Cardoso dos Santos Pinheiro e a professora aposentada Maria das Neves Ribeiro da Costa Rigo Guimarães.
Também participaram da cerimônia os deputados Elenil da Penha (MDB), Valdemar Júnior (MDB), Júnior Geo (Pros), Fabion Gomes (PL) e Gutierres Torquato (PSB).
Entre os demais presentes estavam a defensora pública-geral, Estellamaris Postal, a esposa do presidente Antonio Andrade, senhora Virginia Andrade, o presidente do Tribunal de Justiça João Rigo Guimarães, presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Napoleão de Sousa e o deputado federal Célio Moura (PT).