Connect with us

Cidades

Mais de 200 servidores municipais de Palmas participam de qualificação sobre nova lei de licitações

Curso promovido pelo IVM acontece de forma presencial, no auditório da Escola de Gestão Fazendária; capacitação está dividida em duas turmas: a primeira está sendo qualificada durante esta semana

Published

on

Primeira turma do curso, com 110 servidores, está sendo qualificada nesta semana Foto 1 de 3

 

Duzentos e vinte servidores da Prefeitura de Palmas estão sendo qualificados sobre a nova Lei de Licitações. A primeira capacitação teve início na segunda-feira, 29, e segue até sexta, 03, no auditório da Escola de Gestão Fazendária (EGFAZ), na região sul de Palmas, com a presença de 110 servidores. A segunda turma será capacitada no período dia 06 a 10 de dezembro, com a participação de mais 110 servidores.

O curso está sendo ofertado pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) e realizada pela IB Consulting Conveniada, vinculada à Fundação Getúlio Vargas. A qualificação, com carga horária de 40 horas, tem como objetivo esclarecer as principais alterações que serão introduzidas pela nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021) que substituirá a Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, e outros dispositivos.

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) entrou em vigor em abril, tendo dois anos de transição, e traz avanços importantes para as compras e contratações no serviço público. Uma das grandes novidades está no âmbito das modalidades de licitação, já que agora se prevê cinco delas: pregão, concorrência, concurso, leilão e o inédito diálogo competitivo, extinguindo-se, portanto, a tomada de preço e o convite, previstos na legislação anterior.

A capacitação está sendo ministrada pela professora e mestra em Administração Pública Profissional da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Monique Simões, que destaca que a nova lei juntou todas as normativas e entendimento sobre licitação e sobre o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), trazendo maior transparência à gestão, com foco na sustentabilidade. “A lei nova traz mais transparência e mais ênfase no planejamento da contratação, e maior importância à sustentabilidade”, disse, acrescentando que a legislação contempla algumas sanções do código Penal.

Expectativas

Atuando no Setor de Licitações da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Palmas, o servidor público Edinaldo Neir, fala das expectativas sobre a nova Lei de Licitações. “É uma lei inovadora que vai beneficiar muito a parte de segurança da gestão e dos fornecedores, bem como as necessidades do setor dos controles interno e externo, e dos pregoeiros”, disse.

A lei também inovou ao exigir que as licitações implantem regras de Compliance (Programa de Integridade), como condições para contratação, com o objeto acima de R$ 200 milhões, com critério de desempate, item a ser considerado em aplicações de sanções, e como critério de reabilitação.

A capacitação é voltada também para pregoeiros e membros do departamento de compras, fiscais e gestores de contratos, além de assessores e procuradores jurídicos, auditores, profissionais dos controles interno e externo e demais agentes públicos envolvidos nas contratações públicas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas