Cidades
Covid:19: com fiscalização mais intensa, cai o número de notificações e embargos em Palmas
Mesmo com a queda das ocorrências em julho, as atividades integradas das forças de segurança continuarão nas ruas

O trabalho conjunto das equipes de fiscalização da Prefeitura de Palmas desde o início da pandemia por Covid-19, ainda em 2020, e a contribuição dos comerciantes e população, têm contribuído significativamente para a redução de casos na cidade e, consequentemente, do surgimento de um quadro caótico. Reflexo dessas ações é a redução no número de notificações e de embargos de estabelecimentos comerciais no mês de julho de 2021, se comparado a junho no mesmo ano.
Conforme balanço apresentado pela equipe de Obras e Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), em julho, mês em que houve ampliação das medidas de flexibilização e maior movimentação na cidade em razão da época de praias e férias escolares, os fiscais emitiram 110 notificações e embargaram (fecharam) oito estabelecimentos. Já em junho foram 153 notificações e nove embargos.
Os dados também apontam a aplicação de 146 autos de infrações em julho e 127 em junho. Apesar de a quantidade ter sido maior, a fiscalização considera regular para o período, tendo em vista a intensificação das atividades de fiscalização e o aumento do movimento na cidade.
No balanço da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), que também efetuou diversas abordagens educativas e repressivas nos estabelecimentos comerciais, monitorando as medidas sanitárias de higienização e prevenção ao novo coronavírus, os resultados também foram baixos. Apesar do trabalho intenso realizado nas praias, clubes e áreas de chácaras, em julho foram aplicados seis autos de infração, enquanto que no mês anterior foram 33. Ao todo, os trabalhos coordenados pelas equipes sanitárias resultaram em mais de 250 abordagens aos estabelecimentos e visitas técnicas, reforçando as dicas de educação e segurança sanitária.
De acordo com a Diretoria de Fiscalização Urbana da Sedusr, embora muitos estabelecimentos estejam se adequando e seguindo as normativas para funcionamento, as atividades integradas das forças de segurança continuarão nas ruas, atendendo denúncias para inibir abusos por aglomerações, vistoriando todos os empreendimentos e, principalmente, àqueles que ainda insistem em operar desrespeitando as normativas estabelecidas via decretos.
Vale ressaltar, que mesmo com a ampliação e retomada das atividades econômicas, e o avanço da campanha de vacinação, os cuidados e prevenção ao novo coronavírus devem ser mantidos.
A Diretoria de Fiscalização Urbana da Sedusr e Visa, coordenam as diversas frentes de trabalho em cumprimento aos decretos restritivos para reduzir os casos de Covid-19.
Penalidades
As medidas estabelecidas pela Prefeitura de Palmas preveem diversas aplicações de penalidades aos estabelecimentos que não se adequam às orientações, como multas que variam de R$ 50,00 a R$ 5 mil, além de notificações, embargos (fechamento do estabelecimento), cassação do alvará de funcionamento, dentre outras penalidades.
-
Brasil2 dias ago
Tocantins é o 3º estado com maior crescimento da produção agrícola entre 2018 e 2023
-
Cidades3 dias ago
Naturatins abre convocação para instituições interessadas em integrar o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal/Cantão
-
Política3 dias ago
Projeto de lei para punir publicação falsa de Inteligência Artificial avança na Câmara com voto SIM de Antonio Andrade
-
Brasil3 dias ago
Programa de Iniciação à Extensão oferece 70 bolsas para acadêmicos de todos os câmpus da Unitins
-
Cidades2 dias ago
Auxílio-alimentação dos servidores estará disponível neste sábado, 10
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência que precisarem de atendimento exclusivo podem procurar a sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas
-
Cidades2 dias ago
Prefeitura de Palmas instala banheiros climatizados nas estações de ônibus
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento