Política
TRE-TO decreta luto de 3 dias pelo falecimento do desembargador José Maria das Neves
Ao anunciar o luto oficial, o presidente do TRE-TO, desembargador Eurípedes Lamounier ressaltou os principais feitos do magistrado ao longo dos 30 anos de carreira e destacou a sua contribuição para com a Justiça Eleitoral no estado
Durante a sessão do Pleno, na tarde desta terça-feira (21/10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, declarou Luto Oficial de três dias, no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins, em razão do falecimento do desembargador aposentado José Maria das Neves, primeiro presidente do TRE-TO. O decreto segue a Portaria nº 714/2019 PRES.
Ao anunciar o luto oficial, o presidente do TRE-TO ressaltou os principais feitos do magistrado ao longo dos 30 anos de carreira e destacou a sua contribuição para com a Justiça Eleitoral no estado. “Ficam aqui nossas condolências e gratidão por tê-lo como colega desde a instalação do Estado do Tocantins. O desembargador José Maria das Neves era muito determinado e fica o exemplo para que todos sigamos, de uma pessoa que sempre se pautou pela lisura, disciplina e acima de tudo lealdade”, afirmou.
O corregedor regional Eleitoral, desembargador Marco Villas Boas, também fez uso da palavra para homenagear o magistrado. “Um juiz muito justo, ponderado. Ele tinha uma consciência muito grande da jurisdição e uma visão de gestão. A prova disso é que à frente do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral conseguiu a construção do prédio do TJ e aqui a implantação de um sistema de controle de qualidade. Deixo minha homenagem à família; peço a Deus que console a todos e que o receba na plenitude da eternidade”, disse.
José Maria das Neves estava em tratamento de saúde em Brasília e faleceu na tarde desta terça-feira. O velório e sepultamento serão realizados em Palmas.
Perfil
Natural de Minas Gerais, nascido na cidade Tupaciguara, o desembargador José Maria das Neves foi o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003. Exerceu também os cargos de corregedor-geral da Justiça do Estado e vice-presidente/corregedor do TRE-TO. No período de 1993 a 1995, assumiu a Presidência do TJTO. Aposentou-se em 2010.