Geral
Tocantins lidera o ranking de locais mais procurados para a prática de pesca esportiva
Tucunaré, apapá, curvina, pacu, caranha, são espécies de peixes características dos rios do Tocantins. Toda essa abundância desperta o interesse daqueles que praticam a pesca esportiva. Uma apuração, realizada via internet, revelou que o Rancho do Kojak, às margens da Usina Peixe Angical, foi o mais lembrado entre os pescadores.
Este resultado coloca o Tocantins em um patamar elevado em relação à prática desse esporte. Ecologicamente correta, a pesca esportiva proporciona uma prazerosa vivência aos seus praticantes em contato com uma natureza intacta, além de garantir a preservação dos peixes e do meio ambiente. “O governador Mauro Carlesse valoriza e fomenta a modalidade, justamente por acreditar que dessa forma o Estado recebe um grande número de turistas e, consequentemente, movimenta a economia e gera empregos. Saber que estamos no topo é motivo de orgulho”, destacou Tom Lyra, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), órgão responsável por promover o desenvolvimento sustentável do turismo no Tocantins.
Além do município de Peixe, onde o rancho vencedor da pesquisa está localizado, na região da Ilha do Bananal, Palmas conta com um lago formado pela represa da Usina Hidrelétrica de Lajeado, onde a prática da pesca esportiva também é bastante explorada. Praias e Lagos do Cantão são outra região que atrai muitos pescadores. Por lá, a biodiversidade encanta e, além da pesca, os turistas podem praticar a observação da fauna e da flora.
Para o proprietário do Rancho do Kojak, Divimar Kojak, o Tocantins vive seu melhor momento em relação ao turismo e, principalmente, em relação à pesca esportiva. “Recebemos com muito agrado a notícia de que lideramos esta pesquisa. Trabalhamos para que o nosso Estado seja cada vez mais lembrado quando falamos de pesca esportiva e, para isso, o Governo, por meio da Adetuc, tem sido um grande parceiro”, agradeceu Divimar, pelo apoio recebido.
Apoio do Governo
Reflexo das ações realizadas pelo Governo do Estado, este resultado comprova que a gestão do turismo no Tocantins está no caminho certo. Uma destas ações é o projeto de Elaboração do Plano Estratégico e Operacional de Pesca Esportiva do Estado do Tocantins, que, durante uma etapa, capacitou diversos condutores de pesca.
Já no segundo semestre de 2019, ocorreu, na cidade de Caseara, localizada na região do Cantão, um Workshop realizado pelo Governo do Estado, por meio da Adetuc, com o objetivo de desenvolver ações voltadas para a promoção turística, principalmente em relação à pesca esportiva. “O Cantão é uma região estratégica para o ecoturismo. Os resultados positivos das ações realizadas por lá, a exemplo do Workshop, são provas de que nossa gestão está no caminho certo. Capacitar é a palavra chave para o desenvolvimento”, frisou Tom Lyra.
Para Alex Silva, operador de pesca, pioneiro na prática do pesque e solte no Tocantins, este apoio é fundamental. “Nos sentimos honrados quando recebemos a notícia de que somos referência da prática de pesca no Brasil. Por isso, agradecemos o apoio do Governo, que fomenta e valoriza o esporte no Estado”.