Cidades
Semus participa de reunião com membros do grupo de monitoramento carcerário do Tocantins
Encontro visa envolver instituições e órgãos para estruturar grupo de trabalho para implantação da política antimanicomial no Estado
A convite do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), a secretária executiva da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Anna Crystina Mota, e outros gestores da pasta participaram na manhã desta terça-feira, 20, da primeira reunião com membros do grupo de monitoramento carcerário do Estado do Tocantins. O encontro teve como foco discutir a estruturação do grupo de trabalho interinstitucional para implantação da política antimanicomial do Poder Judiciário, conforme Resolução Nº 487, de fevereiro deste ano.
A reunião foi conduzida pelo juiz responsável pela Vara Criminal sobre saúde prisional e rede de apoio psicossocial Allan Martins Ferreira que apresentou o plano de trabalho e abriu a oportunidade para discussão das demais ações necessárias para implantação dessa política no estado. “Um dos motivos para eu ter assumido essa responsabilidade foi a necessidade de participar das decisões para melhorar a assistência em saúde daqui de Palmas e de todo o Estado”, afirma o juiz.
A secretária executiva ressalta a importância desses encontros e da representação das áreas técnicas da Semus no grupo de trabalho, considerando a complexidade e abrangência da política antimanicomial. “Estamos à disposição para ajudar na implementação dessa política, discutir os fluxos interinstitucionais e ser proativa na integração com os demais entes, mas também precisamos entender a dinâmica desses usuários que serão encaminhados para os nossos serviços e como poderemos ofertar assistência dentro do nosso contexto, com o intuito de fortalecer a rede municipal de saúde considerando que temos um perfil de usuários e um novo modelo assistencial a ser acolhido”, comenta Anna Crystina.
Texto: redação Semus/Palmas
Edição: Secom