Cidades
Sempre Viva Festival recebe lançamento do DVD Palco das Manas nesta quinta-feira, 2
Evento acontece nesta quinta-feira, 2, às 19 horas no Núcleo de Leitura e Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
As mulheres do movimento hip hop estarão em destaque no Sempre Viva Festival com o lançamento do clipe do projeto ‘Palco das Manas’, do Coletivo Batalha das Manas, nesta quinta-feira, 2, no Núcleo de Leitura e Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O projeto foi patrocinado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio de recursos da Lei Aldir Blanc – Edital 018/2020.
O ‘Palco das Manas’ é uma iniciativa do Coletivo Batalha das Manas e Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, com o objetivo de incentivar a produção artística de Mulheres no Rap, criar perspectivas artísticas e da voz a grupos minoritários da sociedade, fortalecendo a cadeia de agendes e produtores culturais do rap.
Idealizadora do ‘Palco das Manas’, a Mc B-girl e produtora cultural, Rossana Reis, explica que o projeto nasceu da vontade de criar espaço para as mulheres do hip hop em Palmas, especialmente as negras e periféricas. “Direcionamos o projeto principalmente para a periferia, pois existe muita gente boa, muita mana que cria, mais não consegue seu espaço no movimento hip hop”, ressaltou, ao explicar que o ‘Palco das Manas’ é o primeiro projeto voltado para mulheres no hip hop patrocinado por uma política pública.
“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas mulheres no cenário cultural, sobretudo, mulheres negras e periféricas que expressam suas narrativas, protestos e denúncias através da música e resistindo contra aqueles e aquelas que tentam criminalizar e marginalizar a nossa arte, por isso a idealização desse projeto”, afirma.
Sempre Viva Festival
Promovido pela FCP em comemoração à Semana da Mulher, o Sempre Viva Festival tem a finalidade de destacar a produção de artistas e profissionais de diversas linguagens da arte e cultura em Palmas.
No Festival, além de apresentações artísticas, a produção cultural das mulheres da Capital também estará em debate em rodas de conversas sobre os desafios enfrentados por estas profissionais de cultura no seu fazer cotidiano.
O evento acontece no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho de 1º a 8 de março. Confira a programação completa aqui