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Cidades

Semed envia técnicos do projeto Germinar para participarem de curso sobre hidroponia

Objetivo é viabilizar a produção hidropônica nos espaços das escolas municipais da Capital

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Técnicos do projeto Germinar: Bonfim dos Reis, Daniel Alves e Thiago Almeida

 

Cultivar diferentes tipos de plantas em pequenos espaços e sem utilização de solo é uma das abordagens do curso de hidroponia, proporcionado pela Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), aos técnicos do Projeto Germinar, desenvolvido pela pasta. A técnica de hidroponia permite que os nutrientes minerais sejam fornecidos através da água, por meio de uma solução nutritiva balanceada para as necessidades da planta que se deseja cultivar. A capacitação é voltada especialmente para a produção de hortaliças.

O curso está sendo realizado no estado de São Paulo, nos dias 21 e 22 deste mês de julho, na Estação Experimental Hidrogood, um espaço para realização de testes e implementação de novas tecnologias, com o que há de mais moderno no mercado de horticultura. O local fica dentro da Horta Viva, do produtor rural Ricardo Tarchiani, primeira empresa a investir em hidroponia no sistema HPM, no Brasil.

Participam do Curso os técnicos do projeto Germinar: Bonfim dos Reis, Daniel Alves e Thiago Almeida. De acordo com Bonfim dos Reis Ferreira, coordenador do Projeto Germinar, a participação do grupo nessa capacitação é fundamental para realização de novas atividades. “Nova oportunidade, novo método de produção em áreas das unidades onde não tem como cultivar no solo, especialmente quando, dentro da unidade, o solo já foi cimentado. Temos aqui uma economia de água e de mão de obra, além de uma produção constante, independente da estação do ano”, pontua o coordenador.

Bonfim ressalta ainda que, ao capacitar suas equipes técnicas, a Semed se destaca na qualidade da produção de alimentos ofertados aos alunos da rede de ensino da Capital. “É fundamental para implantarmos e diversificar os sistemas de cultivos de diferentes alimentos nos espaços disponíveis nas Unidades escolares. A partir de agora teremos a capacidade de comparar as vantagens e as desvantagens dos modelos de plantios”, ressalta.

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