Connect with us

Cidades

Saúde divulga programação das unidades em combate à tuberculose

Published

on

Para marcar o início das atividades do Março Vermelho, as Unidades de Saúde da Família (USFs) começam hoje, dianesta quarta, 8, suas ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose. Confira o cronograma das unidades ao final da matéria.

Conforme a coordenadora técnica da hanseníase e tuberculose, Marli Pimentel, as unidades de saúde têm uma importante programação de ações voltadas ao combate à tuberculose, que incluem diagnóstico e rodas de conversa. “A tuberculose é uma doença infecciosa que pode afetar diversos órgãos do corpo, sendo os pulmões os mais afetados.”

A coordenadora ainda em sua fala ressalta que é fundamental que haver programas de prevenção e tratamento, com o objetivo de reduzir a incidência da doença. “O diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, aumentando as chances de cura e evitando complicações”.

Uma das ações realizadas nas unidades são as rodas de conversa que segundo à área técnica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) são importantes para conscientizar a população sobre os sintomas da doença e como preveni-la, além de desmistificar algumas crenças e informações equivocadas que podem levar a atrasos no diagnóstico e tratamento.

 

Programação das ações contra tuberculose

USF José Lúcio

08/03 – Roda de conversa a partir das 8 horas da manhã na sala de espera com tema: “Prevenção, tratamento, e orientações sobre os agravos da doença”.

15/03 à 17/03 – Intensificação na busca ativa de novos casos no território da unidade e busca ativa dos pacientes que abandonaram o tratamento.

21/03 – Das 8 às 18 horas serão realizadas avaliações imediatas em pacientes com suspeita de tuberculose na unidade, solicitações de exames e avaliação clínica.

29/03 – A partir das 8h30 a unidade realizará uma roda de conversa na sala de espera com o tema “Importância do cuidado continuado da doença”.

USF Luiz Otaviani

24/03 – No período matutino da unidade será realizada uma capacitação dos Agentes Comunitários da Saúde (ACS) sobre repassar à população orientações para prevenção, transmissão e tratamento da tuberculose. Também será realizado no mesmo período, busca ativa de casos, testagem rápida para ISTs, consultas e ação educativa na sala de espera.

USF Arno 41 (403 Norte)

17/03 – Capacitação dos técnicos para intensificar diagnóstico da doença

21/03 – Dinâmica educativa com os ACS para capacitação

A unidade realizará durante todo o mês de março uma vez por semana, ação educativa na sala de espera para os pacientes circulantes da unidade. Na última semana será realizado um levantamento com os profissionais para definir o fluxo das equipes.

USF Arno 44 (409 Norte)

Durante o mês de março serão oferecidas consultas multiprofissionais para os pacientes com suspeita da doença, busca ativa, educação permanente da equipe e ação educativa com a população.

USF Deise de Fátima

21/03 – A partir das 9 horas da manhã a unidade estará com programação com rodas de conversa, palestras, ações de rastreio de possíveis casos, momento de fisioterapia respiratória e teste rápido para ISTs.

USF Arso 23 (207 Sul)

24/03 – Às 15h30 será realizado o “Dia T” contra a tuberculose com atendimento e aurucultura para os usuários.

USF Arse 82 (806 Sul)

Durante todo o mês de março a unidade promove testes rápidos para HIV, busca ativa de pacientes, busca ativa de sintomáticos respiratórios, ação educativa e estudo dos casos.

USF 1304 Sul

14/03 – A partir das 8 horas da manhã será realizada na sala de espera avaliação dos casos suspeitos de tuberculose e realização de teste rápido para HIV.

24/03 – A partir das 8h30 da manhã será realizada na sala de espera avaliação dos casos suspeitos de tuberculose e realização de teste rápido para HIV.

30/03 – Durante o período vespertino unidade realizará capacitação dos técnicos para tuberculose

USF Eugênio Pinheiro

24/03 – A partir das 8 horas da manhã a unidade promove busca ativa de assintomáticos, palestra educativa e consultas.

USF Novo Horizonte

22/03 – Pela manhã na unidade será realizada ações educativas com usuários, já no período vespertino será ofertada consulta com multiprofissionais.

No mês de março a unidade promove em seu território a busca ativa de sintomáticos respiratórios.

USF Santa Bárbara

23/03 – “Dia T” de combate à tuberculose com buscas ativas, consulta multi, testagem para HIV e ação educativa.

USF José Hermes

24/03 – “Dia T” de combate à tuberculose com buscas ativas, consulta multi, roda de conversa e ação educativa.

USF Bela Vista

31/03 – A partir das 7 horas da manhã a unidade realiza ação educativa, educação permanente, buscas ativas e realizações de consulta.

USF Liberdade

Durante o mês de março a unidade realiza busca ativa de possíveis casos, educação permanente e ações de conscientização.

USF Walterly Taquaruçu Grande

No mês de março a unidade prepara busca ativa de possíveis casos, busca ativa de assintomáticos, atendimento com equipe multi e ações que promovem o diagnóstico precoce. O ‘Dia T’ da unidade será realizado no dia 22 de março.

USF  Laurides Milhomem

No mês de março a unidade prepara busca ativa de possíveis casos, testagem para HIV, busca ativa de assintomáticos, atendimento com equipe multi e ações que promovem o diagnóstico precoce. O ‘Dia T’ da unidade será realizado no dia 24 de março.

USF Arne 53 (406 Norte)

24/03 – ‘Dia T’ com intensificação de busca ativa de casos, atendimento, material educativo, palestras e decoração da unidade.

 

Texto: Semus/Palmas

Edição: Secom

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas