Cidades
Saúde de Palmas realiza mutirão de testagem no Parque dos Povos Indígenas a partir de segunda-feira, 26
Ação ocorrerá até sexta, 30, das 18 às 22 horas, e será aberta a toda a população

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica, realiza mais um mutirão de testagem para detecção da Covid-19 a partir de segunda-feira, 26. A ação ocorrerá até sexta, 30, das 18 às 22 horas, no Parque dos Povos Indígenas, sendo aberta a toda a população.
A expectativa do setor é que 200 pessoas sejam testadas por dia, número que pode ser ampliado a depender da adesão do público. Também, na próxima semana, serão testados trabalhadores da saúde atuantes na Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul), em Taquaralto.
Nesta semana, a Semus realizou ações de testagem com trabalhadores do transporte urbano, servidores municipais das secretarias de Controle Interno, Finanças e, também, da Guarda Metropolitana de Palmas. Ao todo, 548 pessoas foram testadas, sendo que 56 tiveram IgG positivo, que confirma presença ativa do vírus, e quatro IgM positivo, indicador de memória imunológica sobre contato anterior ao vírus.
Segundo Ricardo Nunes, gerente da Assistência Farmacêutica da Semus, as ações objetivam fazer o rastreio de casos positivos assintomáticos para o novo coronavírus, e conter, previamente, a disseminação da doença na cidade. “Nossa proposta é avaliar o cenário da situação epidemiológica da pandemia da Covid-19 atualmente e continuar com a contenção da enfermidade”, afirma.
Atendimento
A Semus orienta que, após sentir os sintomas, o paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) que seja sentinela para a Covid-19, onde receberá acolhimento e será atendido por um profissional de saúde (enfermeiro ou médico). Se já estiver a partir do 8° dia de sintoma, o exame poderá ser realizado na USF no momento da consulta, com o resultado entregue após 15 minutos de coleta do material. Em outros casos, o agendamento do paciente é realizado de acordo com a data de início de sintomas declarados pela pessoa.
Na USF é realizada a avaliação do paciente com a identificação dos sintomas, como febre, tosse, perda do olfato ou paladar, dificuldade respiratória, entre outros e a emissão do termo de isolamento pelo período preconizado.
Os exames para detecção da doença realizados no Município são do tipo teste rápido e RT-PCR (Swab). Este último pode ser feito entre o 3º e o 7º dia do início dos sintomas.
-
Cidades2 dias ago
Naturatins abre convocação para instituições interessadas em integrar o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal/Cantão
-
Brasil2 dias ago
Tocantins é o 3º estado com maior crescimento da produção agrícola entre 2018 e 2023
-
Política2 dias ago
Projeto de lei para punir publicação falsa de Inteligência Artificial avança na Câmara com voto SIM de Antonio Andrade
-
Brasil2 dias ago
Programa de Iniciação à Extensão oferece 70 bolsas para acadêmicos de todos os câmpus da Unitins
-
Cidades2 dias ago
Auxílio-alimentação dos servidores estará disponível neste sábado, 10
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência que precisarem de atendimento exclusivo podem procurar a sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas
-
Cidades2 dias ago
Prefeitura de Palmas instala banheiros climatizados nas estações de ônibus
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento